WhatsApp
Facebook
Curitiba lança Patrulha de Proteção Digital para combater crimes virtuais contra crianças e adolescentes

Já está em funcionamento, em Curitiba, a Patrulha de Proteção Digital. A iniciativa tem como objetivo monitorar e prevenir crimes virtuais contra crianças e adolescentes na internet. O lançamento ocorreu nesta terça-feira (28) e contou com a presença do prefeito Eduardo Pimentel.

A Patrulha de Proteção Digital, considerada uma iniciativa inédita no Brasil, é composta por agentes da Guarda Municipal que irão promover campanhas educativas sobre segurança digital, incluindo transmissões ao vivo. Segundo o prefeito Eduardo Pimentel (PSD), “o projeto reforça o compromisso da cidade em garantir a segurança das crianças e adolescentes também no ambiente digital”.

O trabalho será desenvolvido pelo Departamento de Inteligência da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT). A atuação da patrulha foca na prevenção, monitoramento e combate a situações de risco em ambientes virtuais, como assédio, aliciamento, exploração sexual, práticas de cyberbullying, discursos de ódio e fraudes. Essas condutas ilícitas afetam diretamente a integridade de crianças e adolescentes.

A iniciativa terá caráter preventivo e contará com uma atuação integrada junto ao Ministério Público, Polícia Civil e outros órgãos municipais, estaduais e federais de proteção à criança e ao adolescente, além do envolvimento da sociedade civil.

No primeiro trabalho de monitoramento e coleta de dados realizado pela patrulha, foram identificados dois adolescentes que utilizavam as redes sociais para exibir a prática perigosa de rabeira nos ônibus.

O projeto foi criado com base nas diretrizes de segurança integral de crianças e adolescentes presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), no Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014) e no Estatuto Digital da Criança e do Adolescente (Lei nº 15.211/2025).

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook