WhatsApp
Facebook
Curitiba inaugura patrulha especializada para segurança no transporte coletivo e multa ciclistas que pegarem rabeira

O prefeito Eduardo Pimentel assinou nesta segunda-feira (19) o decreto de criação da Patrulha de Proteção ao Transporte Coletivo e inaugurou também a sede do novo grupo, localizada no bloco estadual da rodoviária de Curitiba. O grupo especializado da Guarda Municipal, vinculado à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, passa a atuar com o objetivo de ampliar a segurança no transporte coletivo da cidade, realizando rondas nas canaletas dos biarticulados e nos terminais de ônibus.

“É um compromisso que assumi com nossa cidade e que se viabiliza a partir de hoje. Segurança para o passageiro, segurança para o trabalhador do transporte coletivo. Para que a gente tenha um transporte coletivo cada vez mais eficiente”, destacou o prefeito Eduardo Pimentel.

As equipes da Guarda Municipal irão trabalhar para coibir furtos, casos de assédio e combater práticas como a dos fura-catracas e da rabeira – quando ciclistas se seguram em ônibus em movimento para ganhar velocidade.

O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, explicou que o transporte coletivo contará com equipes específicas da Guarda Municipal voltadas para a área de segurança. “As duas equipes vão atuar junto à comunidade e, principalmente, junto à Urbs, que disponibilizou um sistema que o motorista vai poder acionar quando visualizar alguém na rabeira do ônibus, com acesso direto ao centro de controle e às equipes da patrulha. São várias medidas implementadas para trazer mais segurança aos usuários e aos motoristas”, afirmou Vianna.

O presidente do sindicato dos motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba, Anderson Teixeira, avaliou positivamente as ações para garantir mais segurança a funcionários e passageiros do transporte coletivo. “Os trabalhadores do transporte coletivo se sentem valorizados, o prefeito mostra um cuidado com os motoristas e cobradores, demonstra a sensibilidade para salvar a vida dos jovens que se arriscam na prática da rabeira, mas demonstra acima de tudo um olhar humano, a preocupação com a saúde mental dos trabalhadores do transporte, que está abalada com os últimos acontecimentos”, ressaltou.

Durante o evento, o prefeito Eduardo Pimentel também sancionou a lei que prevê multa e apreensão de bicicletas para pessoas flagradas praticando rabeira em ônibus na capital.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!