Curitiba e municípios do entorno estão recebendo um conjunto de grandes obras de infraestrutura viária, incluindo ações já iniciadas e outras planejadas. Entre os projetos, destaca-se o Novo Contorno Sul, cujo contrato foi assinado nesta segunda-feira (18) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Outras intervenções incluem duplicações de rodovias, pavimentações e obras de concessão viária.
“É um grande pacote de obras. Já iniciaram a duplicação do Contorno Norte, teremos a terceira fase da duplicação em concreto da ligação Curitiba/Rio Branco do Sul, lançamos o edital de licitação para a duplicação da Rodovia da Uva e agora iniciamos o novo contorno de Curitiba. Além disso, já está em execução a ligação entre São José dos Pinhais e Mandirituba”, afirmou Ratinho Junior. Segundo ele, o investimento total em projetos estruturantes no Paraná chega a valores entre R$ 7 bilhões e R$ 10 bilhões.
MANDIRITUBA E SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
A duplicação em concreto da estrada que liga Mandirituba a São José dos Pinhais está em andamento, coordenada pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep). Até agosto, 25% dos trabalhos estavam concluídos, com quatro dos 26,61 quilômetros recebendo concreto. O investimento total nesta obra é de R$ 96,8 milhões.
RODOVIA DOS MINÉRIOS
A duplicação da Rodovia dos Minérios segue avançando. O primeiro trecho, de 4,74 quilômetros entre Curitiba e Almirante Tamandaré, foi concluído em 2024. O segundo trecho, com obras em andamento dentro de Almirante Tamandaré, alcançou 78,83% de execução. O terceiro trecho, que chegará a Rio Branco do Sul, está em fase de licitação.
DOUTOR ULYSSES
Doutor Ulysses, uma das poucas cidades do Paraná sem conexão asfáltica, está recebendo 12 quilômetros de pavimentação na PR-092. Iniciada em abril, a obra já alcançou 6,76% de avanço, com conclusão prevista para 2026. O investimento estadual é de R$ 56,9 milhões.
OBRAS DO NOVO PACOTE DE CONCESSÕES
Dentro do pacote de concessões rodoviárias do Estado, a duplicação de 17 quilômetros do Contorno Norte de Curitiba (PR-418) está em andamento, com as obras atingindo 3,39% de execução até o momento. O projeto, que inclui sete viadutos, deve ser concluído até 2027, com investimentos de R$ 170 milhões nos próximos três anos.
Outro projeto é a duplicação de 26 quilômetros da PR-423, entre Araucária e Campo Largo, que começou nesta segunda-feira (18). As obras incluem acostamento, canteiro central e iluminação. O trecho deve ser finalizado até fevereiro de 2027, após receber licença ambiental do Instituto Água e Terra (IAT).
NOVO CONTORNO SUL
O contrato do Novo Contorno Sul foi assinado recentemente e prevê a ligação da BR-476 em Araucária à BR-116, na divisa entre Curitiba e Fazenda Rio Grande. A obra contará com 9,5 quilômetros de pista duplicada, cinco viadutos, uma ponte e uma trincheira, com investimentos de R$ 336 milhões. O prazo para execução é de 30 meses após a liberação dos licenciamentos.
DUPLICAÇÃO DA RODOVIA DA UVA
No trecho entre Curitiba e Colombo, uma nova etapa de duplicação da Rodovia da Uva (PR-417) será realizada. Com extensão de 4,5 quilômetros, a obra conectará a Rua Theodoro Makiolka, em Curitiba, ao Contorno Norte (PR-418). O objetivo é solucionar problemas de tráfego intenso na via.
TINCHEIRAS EM CURITIBA
Curitiba também receberá duas novas trincheiras na Linha Verde, nas proximidades da estação tubo São Pedro. A obra, orçada em R$ 110,5 milhões (com R$ 87,7 milhões oriundos do Estado), tem os editais já lançados e a sessão pública para apresentação de lances programada para quarta-feira (20).
OBRA NA BR-116 EM FAZENDA RIO GRANDE
Em Fazenda Rio Grande, estão em fase final os projetos para a construção de alças de acesso na BR-116, que solucionará problemas causados por semáforos na área. O pacote prevê intervenções urbanísticas e requalificações em vias e praças do município, com edital a ser publicado em breve.
RIO BRANCO DO SUL A COLOMBO
Por fim, um convênio entre Rio Branco do Sul e o governo estadual pavimentará a Estrada Rural Antônio Fiorese, conectando a cidade a Colombo. Com uma extensão de 6,6 quilômetros, o projeto terá investimentos de R$ 19,7 milhões, beneficiando moradores e empresas de calcário e mineração, importantes para a economia local.