A Prefeitura de Curitiba realizou mais uma etapa da obra de infraestrutura destinada à construção do viaduto que conectará Curitiba a Pinhais, localizado próximo ao limite entre os dois municípios. No domingo (7), foram posicionadas seis vigas longarinas gigantes, que, somadas às outras seis instaladas em 31 de agosto, irão formar a base de duas pontes erguidas sobre o Rio Atuba, na divisa urbana. Essas pontes serão complementares ao novo viaduto que vai ligar a Avenida Victor Ferreira do Amaral à Rodovia João Leopoldo Jacomel.
Devido às dimensões das vigas – cerca de 33 metros de comprimento, feitas de concreto e aço, com peso superior a 50 toneladas – o transporte e a instalação foram realizados por meio de operações especiais em dois domingos, para minimizar os impactos no trânsito. Segundo Manuela Marqueño, diretora do Departamento de Pavimentação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), a obra busca impulsionar a mobilidade na região e exige paciência da população durante sua execução. “É importante que os motoristas colaborem, diminuindo a velocidade ao transitar nos trechos em obras, para garantir a segurança dos trabalhadores, bem como dos pedestres que circulam no local”, aconselhou a engenheira.
Após o posicionamento das 12 vigas que compõem as duas pontes, a próxima etapa da obra incluirá a construção da laje, conexões com as pistas marginais já em execução e a preparação para pavimentação. Cada ponte terá 35 metros de comprimento, 13,4 metros de largura, duas faixas de rolamento, além de um passeio para pedestres de quase 3 metros e barreiras de proteção. Esse projeto faz parte do Lote 4, Pacotes 3 e 4, do Novo Inter 2, um dos maiores programas de investimento em mobilidade urbana de Curitiba. “É uma obra metropolitana que vai promover mobilidade urbana sustentável e inovadora, além de elevar a infraestrutura dos bairros, o que assegura maior qualidade de vida às pessoas”, destacou Luiz Fernando Jamur, secretário municipal de Obras Públicas.
O novo viaduto terá 155 metros de extensão e 25 metros de largura, com três faixas de rolamento em cada sentido. As pontes marginais sobre o Rio Atuba comporão o sistema de transporte da região. Além disso, o projeto incluirá uma rotatória estendida que substituirá o semáforo de cinco tempos atualmente instalado no cruzamento entre a Avenida Victor Ferreira do Amaral e a Rodovia João Leopoldo Jacomel, conectando ruas como Brasílio de Lara (Bairro Alto) e Paulo Kissula (Capão da Imbuia). Estão previstas também a modernização das vias, novos pavimentos e calçadas, iluminação pública e melhoras na drenagem. A Secretaria Municipal de Obras Públicas coordena e fiscaliza os trabalhos com apoio técnico da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), que gere projetos financiados por bancos internacionais.
A obra, inserida no projeto Novo Inter 2, representa um investimento de R$ 68.797.559,49 e deverá ser concluída em 18 meses, a contar da ordem de serviço assinada em 28 de março. Quando finalizado, o Novo Inter 2 terá capacidade de atender 181 mil passageiros diariamente e impactará positivamente diversas áreas da cidade.