WhatsApp
Facebook
Curitiba amplia vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos até junho de 2026

Com a prorrogação anunciada pelo Ministério da Saúde, jovens de 15 a 19 anos podem receber a vacina contra o HPV em Curitiba até junho de 2026. A vacina protege contra vários tipos de câncer causados pelo papilomavírus humano (HPV). A campanha, originalmente prevista para terminar em dezembro de 2025, foi estendida para ampliar a cobertura vacinal entre os jovens não vacinados, sendo a maioria homens.

Em Curitiba, cerca de 20 mil jovens ainda não se vacinaram contra o HPV. O imunizante está disponível nas Unidades de Saúde da cidade. Os endereços e horários de atendimento podem ser consultados no site Imuniza Já Curitiba.

Desde 2014, o imunizante faz parte do Calendário Nacional de Imunização do SUS para meninas entre 9 e 14 anos. Já a vacinação para meninos da mesma faixa etária foi incorporada em 2017. Para pessoas fora das faixas etárias preconizadas pelo Ministério da Saúde, a vacina pode ser encontrada em clínicas de imunização particulares.

O HPV é responsável pela infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. Está diretamente associado ao desenvolvimento de quase todos os casos de câncer de colo de útero, além de outros tipos de tumores que afetam homens e mulheres. Em muitos casos, a infecção pelo HPV não apresenta sintomas e pode permanecer latente por meses ou anos antes de manifestar sinais de adoecimento.

Estima-se que cerca de 80% das mulheres sexualmente ativas entrarão em contato com o vírus em algum momento da vida. A vacinação durante a infância, tanto de meninos quanto de meninas, previne a infecção antes do início da vida sexual, reduzindo significativamente a ocorrência de diversos tipos de câncer associados ao HPV.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook