WhatsApp
Facebook
Curitiba amplia alerta contra intoxicação por metanol e reforça orientação à população

Curitiba encontra-se em alerta para eventuais casos de intoxicação por metanol. Embora ainda não existam registros confirmados na capital paranaense, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) adotou um esquema de vigilância e está orientando a população a reforçar os cuidados ao consumir bebidas alcoólicas.

De acordo com a SMS, trata-se de uma ação preventiva motivada por ocorrências recentes em São Paulo. A principal recomendação é que os moradores verifiquem a procedência das bebidas, adquirindo apenas em estabelecimentos de confiança, além de ficarem atentos a indícios de adulteração. O metanol, substância altamente tóxica, pode provocar graves danos, como cegueira permanente ou até mesmo o óbito.

Quem ingerir a substância deve procurar imediatamente uma das oito UPAs de Curitiba, que operam ininterruptamente, 24 horas por dia. Entre os sintomas da intoxicação por metanol estão: náusea, vômito e dor abdominal; alterações visuais, como visão turva, pontos cegos ou sensação de nevoeiro; dores de cabeça intensas; confusão mental; dificuldade para respirar; taquicardia; pupilas dilatadas; convulsões e, em casos mais graves, coma.

As UPAs disponíveis em Curitiba para atendimento de casos suspeitos de intoxicação por metanol são:

– UPA Boa Vista: Av. Paraná, 3654;
– UPA Boqueirão: R. Profª Maria de Assumpção, 2590;
– UPA Campo Comprido: R. Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3495;
– UPA CIC: R. Sen. Accioly Filho, 3370;
– UPA Fazendinha: R. Carlos Klemtz, 1883;
– UPA Pinheirinho: R. Leon Nicolas, 5;
– UPA Sítio Cercado: R. Dr. Levy Buquéra, 700;
– UPA Tatuquara: R. Jorn. Emílio Zola Florenzano, 835.

Além disso, denúncias sobre estabelecimentos que comercializem bebidas adulteradas podem ser feitas através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) pelo sistema FalaBR ou diretamente à Vigilância Sanitária pelo telefone 156.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

ALEP
Compartilhe
WhatsApp
Facebook