WhatsApp
Facebook
Curitiba adota sistema pioneiro de travessia inteligente para segurança no trânsito

Curitiba, capital do Paraná, implementou uma inovação tecnológica voltada à segurança no trânsito. Desde o final de julho, entrou em funcionamento o Sistema Inteligente de Travessia na rua Petit Carneiro, no bairro Água Verde.

A tecnologia utiliza um sensor movido a energia solar para alertar motoristas sobre a presença de pedestres atravessando a via, buscando, assim, aumentar a segurança tanto de pedestres quanto de condutores.

De acordo com o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), o projeto é inédito na América Latina. “A tecnologia mostra aos motoristas que tem alguém atravessando a rua, por meio de um sensor que funciona por meio de energia solar, sustentável. Essa inovação vai nos ajudar no nosso objetivo principal do trânsito, que é salvar vidas. A meta é reduzir os atropelamentos e acidentes na cidade de Curitiba, buscando morte zero no trânsito”, afirmou Pimentel.

Bruno Pessuti, superintendente de Trânsito do município, destacou que a tecnologia foi desenvolvida por uma empresa húngara e que Curitiba foi escolhida para os testes da solução, ainda em fase de desenvolvimento na Europa. “O sistema de travessia inteligente funciona com um sensor óptico que detecta a presença do pedestre, e a partir desse momento aciona uma sinalização piscante amarela bem forte, e na sequência um laser ilumina os pés dos pedestres, fazendo um campo de visualização muito grande para o motorista. Isso faz com que o motorista perceba a presença do pedestre a longa distância, garantindo uma travessia segura”, explicou.

Pessuti também apontou que a faixa inteligente aumenta a segurança dos pedestres, melhora a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência visual e ainda contribui para a fluidez do trânsito, reduzindo congestionamentos.

Segundo o diretor-geral da empresa húngara responsável pela tecnologia, Nagy László, o projeto-piloto busca homologar a solução em Curitiba, com a intenção de expandi-la para áreas com grande movimento de pedestres à noite, especialmente em locais onde não há semáforos para travessia.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!