WhatsApp
Facebook
Cuidados essenciais garantem segurança no banho de mar durante o verão no Paraná

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) orienta banhistas a adotar medidas simples para evitar acidentes durante o banho de mar. Entre as principais recomendações estão: se banhar em áreas protegidas por guardas-vidas, respeitar as orientações das bandeiras e evitar o consumo de álcool antes de entrar no mar.

“O principal conselho é sempre procurar a faixa protegida por guarda-vidas para garantir um banho de mar mais seguro”, destaca a 1º tenente Ana Paula Inácio de Oliveira Zanlorenzzi, que está atuando no Litoral durante o Verão Maior Paraná 2024/2025. Ela acrescenta que outras ações podem prevenir problemas: “É importante evitar bebidas alcoólicas antes de entrar na água e manter as crianças sempre ao alcance de um adulto, com a distância máxima de um braço. Assim, em caso de emergência, é possível agir rapidamente.”

Desde 14 de dezembro, quando o CBMPR reforçou o efetivo no Litoral, até o dia 5 de janeiro, os guarda-vidas realizaram 30.333 advertências a banhistas em locais perigosos e 83.936 orientações sobre as áreas mais seguras. Porém, mesmo com esses esforços, 661 pessoas precisaram ser resgatadas no mar, das quais 44 já estavam em situação de afogamento. Em locais não supervisionados, onde o banho de mar não é recomendado, 10 mortes foram registradas.

Além do risco de afogamentos, houve 11.859 incidentes envolvendo águas-vivas no período analisado. Para mitigar problemas com crianças perdidas, os bombeiros entregaram 9.781 pulseirinhas de identificação e atenderam 451 casos de crianças que se desencontraram dos responsáveis.

As áreas supervisionadas por guardas-vidas estão delimitadas por bandeiras bicolores (vermelho e amarelo), e o CBMPR recomenda que banhistas permaneçam nessa faixa. Locais não protegidos por guardas-vidas são designados por bandeiras pretas, que sinalizam risco elevado e a necessidade de evitar a entrada no mar.

Em frente aos postos de guarda-vidas, outra sinalização de risco é feita com bandeiras verdes, amarelas ou vermelhas, indicando as condições do mar no momento. “A bandeira verde indica baixo risco e um mar tranquilo”, explica a tenente Ana Paula. “A bandeira amarela sinaliza risco médio e exige maior atenção. Já com a bandeira vermelha, o risco é alto e é preciso redobrar o cuidado.”

Outras bandeiras informam situações específicas. A de perigo adverte os banhistas sobre pontos críticos da praia, como buracos e correntes de retorno. Já a dupla vermelha indica interdição total da praia, geralmente devido a condições climáticas severas, como tempestades e raios.

A programação do Verão Maior Paraná inclui 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de atividades esportivas no Litoral e na região Noroeste. Mais informações estão disponíveis no site oficial: pr.gov.br/verao.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!