A cruzeta de um poste de energia elétrica quebrou no final da manhã desta quarta-feira (15) e deixou moradores e comerciantes da região central de Quatro Barras sem luz por mais de 2 horas. O incidente aconteceu na Avenida São Sebastião, próximo ao cruzamento com a Avenida Dom Pedro II, ao lado de uma agência bancária.
Funcionários da Companhia Elétrica do Paraná (Copel), responsável pelo fornecimento de energia na cidade, foram até o local para fazer a troca da peça que se rompeu. Quando os agentes chegaram ao local o poste ainda estava energizado, sendo necessário o isolamento da área e o desligamento do fornecimento de energia em toda a região. O trabalho de troca da peça foi concluído e a energia foi restabelecida por volta das 14h.
A queda e oscilações na energia elétrica é um problema recorrente na região e mais uma vez foi motivo de reclamação por parte dos comerciantes da área central, que dependem da energia para o bom funcionamento de seus estabelecimentos.
Sobre a peça
A peça que se rompeu é chamada tecnicamente de cruzeta. O nome remete ao formato de cruz que ela lembra e serve para conectar e sustentar os cabos de energia ao poste. Com a ruptura da estrutura, os cabos ficaram soltos sob o risco de causar acidentes e curto-circuito.
Segundo os técnicos da própria Copel, a cruzeta que se rompeu era de madeira e devido ao longo tempo uso o equipamento acabou se deteriorando. A nova cruzeta que foi substituída é de concreto e tende a ter durabilidade maior se comparada a anterior.