O Monumento ao Cristo Redentor continua sendo o destino mais procurado do Brasil por turistas internacionais nos sites de busca da internet. Para 2025, o Rio de Janeiro já aparece como o principal destino reservado. O Rio domina o ranking dos dez atrativos brasileiros mais pesquisados, com o Cristo Redentor na liderança, acumulando mais de 175 mil consultas em um ano. Os dados foram divulgados na revista Tendências do Turismo 2025, elaborada pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) em parceria com o Ministério do Turismo (MTur).
O destaque dado ao Cristo Redentor se intensifica com a nova campanha “Rio, Cidade Abençoada”, apresentada pela Embratur durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) na última quarta-feira (12). A campanha busca expandir a presença da capital fluminense no mercado europeu, com foco em segmentos como turismo religioso e esportivo. Marcelo Freixo, presidente da Embratur, reforçou a relevância do Cristo para a imagem do Brasil: “O mundo identifica o Brasil quando vê o Cristo Redentor. O Rio de Janeiro é o grande cartão-postal e a porta de entrada do país. Mas a maior riqueza de nossa cidade não se traduz em imagens, é a nossa capacidade de acolher com alegria todos os povos do mundo, independentemente do credo, da cor da pele, da região do planeta. É esse o Rio que vamos mostrar para o mundo,” declarou.
O Cristo Redentor possui 30 metros de altura e pesa 635 toneladas. Construído entre 1922 e 1931, o conceito do monumento surgiu inicialmente na década de 1850. Equipado com para-raios nos braços, cabeça e mãos, o monumento é atingido, em média, 12 vezes por raios a cada verão.
Segundo o ranking elaborado com base em dados da plataforma Similarweb, que monitora o tráfego na internet, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar são os dois destaques absolutos entre os atrativos do Rio de Janeiro. Outros pontos da capital como o Estádio do Maracanã, o Parque Lage e o Museu do Amanhã também aparecem na lista dos mais buscados. Confira o ranking das dez atrações brasileiras com maior número de buscas:
- Cristo Redentor – RJ, com 175,7 mil buscas;
- Cataratas do Iguaçu – PR, com 50 mil buscas;
- Pão de Açúcar – RJ, com 43,9 mil buscas;
- Lençóis Maranhenses – MA, com 12,3 mil buscas;
- Maracanã – RJ, com 12 mil buscas;
- Chapada Diamantina – BA, com 11,5 mil buscas;
- Parque Lage – RJ, com 6,9 mil buscas;
- Museu do Amanhã – RJ, com 6,3 mil buscas;
- Pelourinho – BA, com 5,9 mil buscas;
- Avenida Paulista – SP, com 5 mil buscas.
Em janeiro deste ano, o Rio de Janeiro e outros destinos do estado receberam 502.259 turistas estrangeiros, representando um aumento de 50,4% em relação ao mesmo período de 2024, quando 333.903 visitantes internacionais chegaram à região. Os dados, fornecidos pelo Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal, indicam que os principais países de origem desses turistas foram Argentina, Chile, Estados Unidos, Uruguai e França.
A capital fluminense atrai visitantes com sua combinação única de paisagens deslumbrantes, praias mundialmente famosas, vida noturna vibrante e experiências culturais marcantes, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e as tradicionais rodas de samba na Lapa. “O Rio de Janeiro é o cartão-postal e a principal porta de entrada do Brasil. Estamos investindo na promoção do turismo internacional, melhorando a infraestrutura e facilitando o acesso, tornando, além da capital, outros destinos fantásticos do estado ainda mais atrativos para os estrangeiros,” reiterou Marcelo Freixo.