WhatsApp
Facebook
Criança de 6 anos morre em Curitiba devido a infecção grave por estreptococo do grupo A

Uma criança de seis anos faleceu em decorrência de uma doença invasiva causada por estreptococo do grupo A (iGAS), conforme confirmação divulgada nesta segunda-feira (27) pela Secretaria da Saúde de Curitiba. O caso, registrado na última sexta-feira (24), estava sob investigação antes de se chegar ao diagnóstico final.

A infecção iGAS é considerada rara, mas grave, e é provocada por uma bactéria que pode ser encontrada em 5% a 15% da população saudável, principalmente na garganta e na pele. Apesar de, na maioria dos casos, a bactéria causar infecções leves como amigdalite, escarlatina ou infecções de pele, em situações incomuns, ela pode invadir o organismo ou a corrente sanguínea, desencadeando complicações graves como pneumonia severa, meningite ou infecção muscular profunda.

Após o falecimento da criança, a Vigilância Epidemiológica tomou medidas preventivas junto aos familiares e à escola em que ela estudava, para identificar possíveis portadores da bactéria. Não há vacina disponível para prevenir infecções causadas por estreptococo do grupo A.

Entre as orientações gerais em casos semelhantes estão o isolamento do paciente, caso seja necessário, enquanto este faz uso de antibióticos prescritos, além de procurar assistência médica imediata em situações de maior gravidade.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook