A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está alertando pais e responsáveis sobre os riscos da intoxicação infantil pelo uso inadequado de medicamentos. Dados da Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações (DVVZI) mostram que, em 2025, já foram registrados 863 casos de intoxicação em crianças de até 12 anos. Nos anos anteriores, os números foram ainda maiores, com 1.221 casos em 2023 e 1.228 em 2024. A maioria das ocorrências ocorre dentro do ambiente doméstico, evidenciando a necessidade de atenção ao armazenamento dos remédios.
Segundo Beto Preto, secretário estadual da Saúde, a prevenção deve começar em casa. “No Brasil inteiro foram 9.800 casos. Mesmo o Paraná tendo quase 9% dos casos nacionalmente, temos um diferencial. Aqui no Paraná todos os casos de intoxicação por medicamentos são notificados em tempo real”, afirmou. Ele ainda destacou: “Faço um alerta. Temos que cuidar do ambiente da nossa casa e deixar os remédios fora do alcance das crianças. Precisamos ficar atentos, porque muitas vezes são crianças pequenas que acabam ingerindo esses medicamentos e que podem causar um dano enorme à sua saúde.”
A Sesa realiza constantemente ações voltadas à prevenção, como campanhas educativas, capacitações e orientações sobre os perigos da intoxicação medicamentosa. Em outubro, essas atividades são intensificadas em parceria com as 22 Regionais de Saúde, promovendo iniciativas específicas para conscientizar pais e responsáveis sobre a importância do uso correto e do armazenamento seguro dos medicamentos.
A orientação principal é nunca tratar remédios como “doces”, “algo que faz crescer” ou “deixa forte”. Também é fundamental guardar os medicamentos em locais trancados e fora do alcance de crianças e adolescentes. Além disso, o uso de medicamentos sem prescrição médica deve ser evitado a todo custo.
Em suspeitas de intoxicação, a recomendação é procurar imediatamente um serviço de emergência, levando a embalagem ou o nome do produto ingerido. Também é imprescindível ter em mãos os contatos dos Centros de Informações e Assistência Toxicológica (CIATox), que oferecem atendimento 24 horas por dia:
– CIATox Paraná (Curitiba): 0800 410 148
– CIATox Londrina: (43) 3371-2244
– CIATox Maringá: (44) 3011-9127
– CIATox Cascavel: (45) 3321-5261