WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Covid-19: esclarecimento sobre a vacinação por idade e grupo prioritário

Desde janeiro de 2024, a vacina contra a covid-19 foi integrada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). O Ministério da Saúde recomendou aos estados e municípios priorizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos e grupos de alto risco para formas graves da doença, como idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas.

Em maio, o ministério confirmou a compra de 12,5 milhões de doses da vacina SpikeVax, da Moderna, o processo de aquisição emergencial teve início em dezembro de 2023, após a aprovação pela Anvisa da versão atualizada do imunizante.

A SpikeVax é uma vacina monovalente que protege contra a subvariante XBB 1.5 da covid-19, conhecida como Kraken, e um subtipo da Ômicron, registrada pela empresa Adium S.A. e fabricada pela Moderna, indicada para crianças a partir de 6 meses e adultos.

Esquema de vacinação em 2024:

  • Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber duas doses da vacina SpikeVax, com intervalo de quatro semanas;
  • Pessoas com 5 anos ou mais dos grupos prioritários recebem uma dose da vacina SpikeVax;
  • Imunocomprometidos com 5 anos ou mais devem receber três doses, sendo a primeira da vacina SpikeVax, a segunda após quatro semanas e a terceira, oito semanas após a segunda dose.

Para pessoas com 5 anos ou mais que não estão nos grupos prioritários, a vacinação não é recomendada rotineiramente. No entanto, podem receber a vacina SpikeVax caso optem pela imunização.

Doses anuais ou reforço:

  • Grupos prioritários a partir de 5 anos devem receber uma dose anual da vacina SpikeVax, com intervalo mínimo de três meses desde a última dose contra a covid-19;
  • Imunocomprometidos a partir de 5 anos, gestantes, puérperas e idosos a partir de 60 anos devem receber duas doses anuais da vacina SpikeVax, com intervalo mínimo de seis meses entre elas.

Para quem tem o esquema primário incompleto e pertence a grupos prioritários:

  • Uma dose adicional da vacina SpikeVax é recomendada para aqueles com apenas uma dose, com intervalo mínimo de quatro semanas;
  • Pessoas com duas doses devem receber mais uma dose após seis meses.

Pessoas de grupos prioritários que nunca foram vacinadas devem receber duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas. Gestantes, puérperas, imunocomprometidos e idosos com 60 anos ou mais devem receber uma dose de reforço após seis meses da última dose.

Grupos prioritários incluem pessoas com 60 anos ou mais, residentes de instituições de longa permanência, imunocomprometidos, indígenas, quilombolas, gestantes, puérperas, profissionais de saúde, pessoas com comorbidades, entre outros.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!