O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná orienta pedestres a redobrarem a atenção ao atravessarem vias urbanas, especialmente as canaletas exclusivas para ônibus. O alerta foi intensificado após dois acidentes graves registrados na terça-feira (18), na Avenida República Argentina, resultando na morte de uma mulher e em ferimentos graves em um homem.
De acordo com informações, uma mulher de 35 anos foi atropelada ao atravessar a canaleta sem observar o tráfego em ambos os sentidos. Outro incidente envolveu um homem de 60 anos, que sofreu traumatismo craniano após ser atingido por um ônibus coletivo.
“Muitos acidentes têm ligação direta com distrações. Por isso é importante ter atenção na hora de atravessar a canaleta”, afirmou a capitã Luisiana Guimarães Cavalca, porta-voz do Corpo de Bombeiros. Ela reforçou que a travessia deve ser feita exclusivamente nas faixas de pedestres e que, mesmo com o sinal aberto para pedestres, é necessário verificar possíveis veículos circulando nos dois sentidos.
Outro ponto destacado pelo Corpo de Bombeiros é o uso irregular das canaletas de ônibus para práticas como corridas ou ciclismo. Essas atividades colocam pedestres e ciclistas em risco extremo. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as canaletas são reservadas apenas para transporte coletivo, sendo seu uso permitido exclusivamente por veículos de emergência, como ambulâncias e viaturas policiais, em situações específicas.







