WhatsApp
Facebook
Corpo de Bombeiros alerta sobre afogamentos e reforça orientações para segurança nas praias do Paraná

Para garantir a segurança dos veranistas, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) reforça as orientações e a importância de respeitar as sinalizações ao entrar na água. Esse alerta se torna ainda mais relevante após casos recentes de afogamentos, como o ocorrido neste final de semana, em que dois jovens morreram na Praia Mansa, em Matinhos.

Com o início do Verão Maior Paraná 2024/2025 e a proximidade das festas de fim de ano, as praias de água salgada e doce tornam-se os principais destinos dos paranaenses. Para evitar tragédias, o CBMPR orienta banhistas a prestar atenção às bandeiras e faixas de sinalização, que indicam locais apropriados e inapropriados para banho. Recomenda-se que as pessoas fiquem próximas aos postos de guarda-vidas e mantenham o nível da água no máximo até a altura do umbigo. Além disso, é fundamental que crianças estejam sempre acompanhadas por um responsável, com até um braço de distância. Outra orientação importante é evitar o consumo de álcool antes de entrar na água, já que isso pode reduzir os reflexos e aumentar o risco de afogamento.

No Verão Maior Paraná 2023/2024, foram registradas 18 mortes por afogamento no estado, todas em locais sem fiscalização do Corpo de Bombeiros. O comandante-geral do CBMPR, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, destaca que a atuação dos guarda-vidas é essencial para prevenir tragédias. “Os banhistas devem entrar na água dentro do horário de funcionamento dos postos, das 7h às 20h, e devem evitar a qualquer custo lugares sem a presença de guarda-vidas. Onde há guarda-vidas temos proteção e resposta imediata”, afirmou.

A capitã Tamires Silva Pereira, porta-voz do CBMPR no Verão Maior Paraná na Costa Leste, reforça as orientações para banhistas. “Orientamos que as pessoas devem evitar ir muito no fundo no mar, especialmente aquelas que não sabem nadar. Isso porque ela pode cair em um buraco ou ser levada por uma corrente, podendo gerar uma situação de afogamento”, explicou. Ela também ressaltou que as dicas são válidas tanto para o Litoral quanto para as regiões Oeste e Noroeste. No entanto, no Litoral, é necessário redobrar a atenção com as correntes de retorno.

Para auxiliar os banhistas na identificação das condições de segurança na água, o CBMPR utiliza um sistema de bandeiras coloridas. A bandeira dividida em duas cores (vermelha e amarela) indica áreas monitoradas por salva-vidas e apropriadas para banho. A bandeira preta sinaliza locais sem postos de guarda-vidas e a bandeira dupla vermelha aponta áreas interditadas devido a riscos, como chuvas intensas ou incidência de raios. Já a bandeira verde indica áreas seguras para banho; a bandeira amarela representa áreas que demandam maior atenção; e a bandeira vermelha identifica locais perigosos, como os que possuem buracos ou correntes de retorno.

Nesta temporada do Verão Maior Paraná, o Litoral do Estado contará com um aumento de 5% no número de postos de guarda-vidas. Desde setembro, algumas das principais áreas de banho já estão sendo monitoradas, e, a partir de 14 de dezembro, um efetivo integral atuará em 100 locais de banho fixos, além das ações de monitoramento itinerantes.

Toda a programação do Verão Maior Paraná 2024/2025 está disponível no site pr.gov.br/verao. As arenas de Matinhos e Pontal do Paraná receberão 33 shows nacionais gratuitos, além de atividades esportivas tanto no Litoral quanto na região Noroeste do estado.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!