Completar 25 anos de instalação em Quatro Barras é um motivo e tanto para a Copo Indústria de Poliuretano comemorar. A empresa se tornou referência na produção de espuma para bancos para automóveis, atendendo grandes montadoras como Renault, Volskwagen, Nissan, além da fabricação – desde 2017 – de assentos para caminhões da Mercedes Benz e Iveco.
A fábrica em Quatro Barras nasceu em 12 de março de 1998, mas iniciou suas operações quase um ano depois, em janeiro de 1999. O incentivo do então prefeito municipal, João Carlos Creplive e do governador Jaime Lerner, foi essencial para que a Copo se instalasse na região. A fábrica, hoje com 9 mil metros quadrados de área construída, foi uma das primeiras que deram início ao centro industrial do Borda do Campo, sendo de contribuição importante para o desenvolvimento e economia do município desde aquela época.

A Copo teve sua origem na Espanha através de uma aliança comercial no formato “joe venture” feita com a alemã Thierry. Em 2008, o grupo adquiriu a parte administrada pela Thierry e iniciou o processo de expansão da marca Copo pelo mundo. Atualmente, o Grupo Copo conta com seis unidades internacionais espalhadas também pela Alemanha, Cuba, México, Portugal e Brasil, sendo a unidade quatro-barrense a representante do grupo em território nacional.
Os conglomerados do grupo focam em diferentes linhas de montagem de estofados automotivos, que vão desde centros de pesquisa e tecnologia à produção têxtil. Com o passar dos anos, o grupo foi inovando na produção de espumas e apoios de cabeça para bancos automotivos, passando a produzir espuma com tecnologia de ponta.
Em Quatro Barras, a Copo emprega 350 funcionários diretos e indiretos. Contabilizando as unidades espalhadas por outros países, o grupo estima empregar 1.200 trabalhadores. Desde 2017, a fábrica quatro-barrense passou a produzir além de espumas, também capas para bancos automotivos com destaque para os modelos Kwid. Com a nova linha produção, a 1ª do grupo no mundo, a Copo gerou 110novos postos de trabalho.

Somente em 2022, a unidade quatro-barrense produziu mais de 4 milhões de peças, número que superou as expectativas da empresa após crise decorrente da pandemia de Covid-19. “A produção do ano passado representou uma evolução de 21% em relação a 2021. Foi o melhor ano de todos os tempos para a empresa”, comemora a diretora industrial, Fabianne Aparecida Soares.
Quando questionada sobre quais os planos para o futuro, Fabianne disse que a Copo prevê manter os mesmos números conquistados e planeja a implantação de um projeto de melhoria interna. “Nossa meta é trabalhar em um projeto focado na qualificação de mão de obra direta e indireta para que a empresa se torne ainda mais competitiva. A projeção é que isso ocorra nos próximos três anos”.

Para o diretor financeiro da Copo, Jorge Pinho, os motivos que ajudaram a empresa chegar aos 25 anos em pleno desenvolvimento se deve a fidelidade à missão inicial da empresa, em desenvolver um modelo de gestão eficaz e responsável, contando com a participação direta de seu quadro operacional. “Foi uma surpresa diante da situação econômica do país ver o bom desempenho da empresa. Existe uma participação muito atuante dos colaboradores, sugerindo melhorias na produção e no ambiente de trabalho, isso fortaleceu a empresa e fez toda a diferença para chegar onde estamos hoje”, comenta.

Ceritificações
A Copo Brasil possui duas importantes certificações: a NBR ISO 9001, que comprova a conformidade do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e a IATF 16949, especificação técnica de qualidade do setor automotivo, que comprova a prevenção de defeitos e a redução de variações e desperdícios na cadeia de suprimentos da empresa.