A Copel lançou o projeto-piloto Tarifa Mobiflex, autorizado pela Aneel, que proporciona descontos para recargas domiciliares de carros elétricos realizadas entre 0h e 6h. A economia na conta de luz pode chegar a 12%, incentivando o consumo de energia em horários de menor demanda.
De acordo com Rodrigo Braun dos Santos, engenheiro da Copel responsável pelo estudo, “a iniciativa busca sustentabilidade e otimização da rede elétrica, promovendo um uso mais consciente da energia”. O projeto tem duração prevista de 12 meses e já está com inscrições abertas.
Para participar, os interessados devem preencher o formulário disponível no site da Copel ou por WhatsApp, possuir um veículo elétrico plug-in, um carregador portátil ou Wallbox instalado em casa, além de ser atendido em baixa tensão (127 V ou 220 V). Durante o período do projeto, a fatura de energia continuará sendo enviada normalmente, mas incluirá comparativos entre a tarifa convencional e a Tarifa Mobiflex.
Os participantes podem, a qualquer momento, optar por sair do programa e retornar à tarifa padrão em até 30 dias. O projeto está respaldado pela Resolução Normativa ANEEL nº 966/2021 e pela Resolução Autorizativa nº 15.400/2024, que permitem a realização de testes em sandboxes tarifários, um ambiente seguro para experimentação de inovações regulatórias.