Após a aprovação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), tornou-se possível obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem a necessidade de frequentar autoescolas. Essa mudança gerou dúvidas nas redes sociais sobre o novo processo. Confira as respostas principais:
Autoescolas vão deixar de existir?
Não. As autoescolas continuarão operando normalmente. A diferença é que agora os cursos teóricos e práticos podem ser realizados em instituições credenciadas ou com instrutores autônomos.
Posso fazer tudo online?
Não. Algumas etapas do processo ainda precisam ser realizadas presencialmente. São elas:
– Registro biométrico;
– Exame médico;
– Prova teórica;
– Prova prática.
Consigo tirar a CNH sem fazer o curso?
Sim, mas isso se aplica apenas para as aulas teóricas oferecidas pelos Centros de Formação de Condutores (CFC). A nova regra não exige carga horária mínima para essas aulas, que podem ser feitas gratuitamente, de forma online, no site do Ministério dos Transportes. No entanto, para tirar a CNH, ainda é necessário realizar aulas práticas.
Ainda preciso de muitas aulas práticas?
Não. Pelas novas regras, o mínimo de aulas práticas caiu de 20 para 2 horas. O candidato pode optar por fazer essas aulas em autoescolas tradicionais ou com instrutores autônomos credenciados pelos Detrans.
Posso usar meu veículo nas aulas?
Sim. Agora, é permitido utilizar o próprio veículo nas aulas práticas. Conforme o Ministério dos Transportes, o veículo precisa cumprir os requisitos estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro, incluindo:
– Equipamentos obrigatórios em dia;
– Manutenção adequada;
– Documentação regular.







