O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), divulgou nesta quinta-feira (30) o consórcio vencedor da licitação para a duplicação e restauração em concreto da PRC-466, que liga os municípios de Pitanga e Turvo, no Centro do Estado.
A proposta vencedora, com valor atualizado de R$ 514.230.020,00, foi apresentada pelo consórcio formado pelas empresas Construtora Sanches Tripoloni Ltda. e Consol Engenheiros Consultores Ltda. A documentação necessária e a planilha de valores foram analisadas e aprovadas pela comissão de contratação do DER/PR. As demais empresas participantes têm até três dias úteis, após a manifestação de recurso, para apresentar suas alegações contra o resultado, caso necessário.
O projeto prevê a construção de uma nova pista com pavimento rígido de concreto e a restauração da via existente por meio da técnica whitetopping, que utiliza o asfalto como base para o concreto. O trecho tem uma extensão de 45,5 quilômetros, com placas de concreto de cimento Portland de 22 centímetros de espessura, garantindo uma vida útil projetada de 30 anos. O tráfego será separado por um canteiro central na maior parte do percurso, enquanto no perímetro urbano de Pitanga será implantada uma barreira de concreto New Jersey, devido à proximidade com as vias marginais.
Além disso, o projeto inclui a construção de três viadutos do tipo Diamante, facilitando a entrada e saída pela faixa da direita em ambos os lados da rodovia. Dois desses viadutos ficarão no perímetro urbano de Pitanga: o primeiro no entroncamento com a PR-239 e o segundo na interseção com a Avenida Universitária. O terceiro será construído no entroncamento com a PR-456, que dá acesso a Santa Maria do Oeste.
Duas novas pontes paralelas às já existentes também serão construídas. A primeira ficará sobre o Rio Carazinho, entre o entroncamento com as rodovias PR-456 e PR-820, acesso para Boa Ventura de São Roque. A segunda ponte será erguida sobre o Rio Bonito, entre o entroncamento com a PR-820 e o município de Turvo. O plano inclui ainda a construção de uma passarela para pedestres na área entre os dois viadutos de Pitanga.
Entre outras melhorias, estão previstos nove retornos em nível, um novo sistema de drenagem de águas, sinalização horizontal e vertical, dispositivos de segurança viária, calçadas, abrigos para ônibus e iluminação nos viadutos e retornos. Essas intervenções prometem modernizar a infraestrutura do trecho, trazendo mais segurança e eficiência para os usuários da PRC-466.