O Governo do Estado anunciou a realização de um novo concurso público para a Secretaria de Estado da Saúde, com previsão para 2026. Serão oferecidas 641 vagas para cargos de níveis técnico e superior. A banca organizadora responsável pelo processo será a Fundação FAFIPA, de Paranavaí, e o edital, detalhando informações como locais das provas e datas de inscrição, deverá ser publicado até o final de janeiro.
Das 641 vagas disponibilizadas, 325 são destinadas ao cargo de Promotor de Saúde Profissional, abrangendo as profissões de administrador, analista de sistemas, arquiteto, assistente social, biólogo, biomédico, contador, economista, enfermeiro, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, engenheiro eletricista, engenheiro mecânico, farmacêutico, físico, fisioterapeuta, médico, médico hematologista, médico do trabalho, médico psiquiatra, médico veterinário, nutricionista, psicólogo e odontólogo.
As outras 316 vagas serão destinadas a técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório e técnicos de segurança do trabalho. Este será o primeiro concurso público realizado para o Quadro da Saúde desde 2016.
“São profissionais que vão vir para colaborar e atender a nossa população. Teremos um reforço bastante importante no quadro profissional”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. O secretário da Administração e da Previdência, Luizão Goulart, também destacou o impacto da medida. “Estamos valorizando a administração eficiente do Estado do Paraná na área de saúde trazendo esses novos profissionais para o quadro de servidores, deixando o serviço público do Paraná cada vez mais preparado”, acrescentou.
Além disso, nos últimos meses, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou resoluções que oficializaram 4,5 mil promoções e progressões para servidores do Quadro Próprio da Saúde (QPSS). Até o final do ano, outros 400 servidores também devem ser contemplados com as medidas. Somados, os investimentos nessas iniciativas deverão alcançar R$ 52 milhões em 2025.







