WhatsApp
Facebook
Começa nesta sexta-feira (9) a 55ª. Festa Nacional da Ponkan de Cerro Azul; confira a programação

Uma das mais tradicionais e longevas festas do Paraná volta a ser realizada em Cerro Azul. De 9 a 11 de junho a cidade, que é a maior produtora de tangerina ponkan do Estado e uma das maiores do país, sedia a 55ª Festa Nacional da Ponkan. Este ano, a pedido dos comerciantes do centro, da Associação Comercial e da população em geral, a Prefeitura resolveu mudar o local do evento, transferindo-o para o centro urbano, no Estádio Arlindo Virgílio Pereira, como era até 2018.

O prefeito Patrick Magari justificou dizendo: “se fossemos utilizar o parque retirado do centro teríamos que fazer algumas obras ali e seria necessário usar máquinas e equipamentos que estão sendo utilizados nas estradas rurais, prejudicando os serviços para o escoamento da safra”.

As atrações da 55ª. Festa são muitas e variadas. No dia 9 tem a abertura às 19 h, apresentação de Bruna Karla às 20h30 e de Felipe e Rodrigo às 23h. No dia 10, às 10h, abertura solene da exposição, às 11h o resultado do Concurso de Frutas Cítricas e sorteio de prêmios aos produtores. As 20h30 atração local de Thiago Castelli, que abre o show do Antony e Gabriel às 23h. No dia 11, a partir das 17h, duas atrações regionais sobem ao palco: Adrimel e Gi Nascimento, seguido de As Gurias, que antecedem a apresentação da dupla Felipe e Falcão, às 21h.

Além dos shows artísticos, a festa será embalada pela presença da Rainha e Princesas, parque de diversões, praça de alimentação e exposição de produtos agrícolas e artesanais, destacando-se outras importantes culturas locais como mandioca de mesa, mel, maracujá, goiaba e abacate.

Novos plantios de ponkans e diversificação de produtosa

O IDR – Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – tem uma presença constante junto aos agricultores cerro-azulenses. Conforme o técnico Marcos Roberto Santos, “estão havendo novas áreas de plantio de ponkan, graças aos estímulos proporcionados pelo Governo do Estado tanto em fornecimento de mudas saudáveis como de assistência técnica no tratamento de pragas e doenças”.

Marcos Roberto fala sobre o incentivo que está sendo proporcionado para a diversificação agrícola no município. “Hoje Cerro Azul se destaca na produção de mandioca de mesa, abacate, cana-de-açúcar e olerícolas”, diz, “além da produção de leite e mel”.

Totalmente reativada e modernizada, funciona na cidade a indústria de sucos naturais Mitz, com um parque fabril de quase 4 mil m² e capacidade instalada de 2.500 litros/hora. A empresa também estimula os agricultores a produzir mais ponkans, com mais qualidade.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook