A Sanepar está implementando um novo serviço para facilitar a regularização de débitos em atraso. Agora, os agentes de corte podem receber o pagamento das contas vencidas há mais de 48 dias diretamente na residência do cliente, utilizando máquinas de cartão de débito ou crédito — com possibilidade de pagamento à vista ou parcelado. Se o pagamento for realizado no momento da visita, a suspensão do fornecimento de água é evitada.
O serviço foi testado em junho nos municípios de Piraquara e Quatro Barras. A partir de terça-feira (1º), também passou a estar disponível para os moradores de Campina Grande do Sul, Colombo e Pinhais. Ao longo de julho, será estendido para outras cidades da RMC e, em agosto, chega a Curitiba. A previsão é que até o final do ano o serviço esteja disponível em todo o Paraná.
Segundo o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, a iniciativa oferece uma nova oportunidade de quitação para clientes que enfrentaram dificuldades financeiras ou imprevistos. “Sabemos que imprevistos acontecem. Agora, o cliente pode resolver essa pendência de forma rápida e segura, sem sair de casa”, afirmou.
O diretor Comercial da companhia, Bihl Zanetti, destacou que a mudança representa uma verdadeira transformação na forma de cobrança, que por décadas dependia exclusivamente da fatura mensal. “Antes, era necessário quitar o débito e ir pessoalmente a uma Central de Relacionamento para pedir a religação. Agora, o cliente pode pagar em casa e, no caso do cartão de crédito, parcelar em até 12 vezes”, explicou.
O pagamento é processado em tempo real no sistema da Sanepar, sem necessidade de confirmação posterior. O cliente recebe um comprovante impresso no ato, com todas as informações da transação e das contas quitadas. Os encargos por atraso (juros e multa) serão lançados automaticamente na próxima fatura.
Os agentes responsáveis pelas visitas são da empresa contratada SCS (Sociedade Civil de Saneamento) e estarão devidamente identificados. Eles realizam visitas apenas em imóveis com faturas vencidas há mais de 48 dias. Para garantir segurança, o cliente pode verificar a situação da matrícula pelo app Sanepar Mobile, WhatsApp (41) 99544-0115 ou pelo telefone 0800-200-0115. Todos os dados da operação são exibidos na tela antes da confirmação e a transação é protegida por autenticação segura.