Ao longo de quatro dias, diretores, professores e equipes de apoio participaram de uma jornada de formação e acolhimento no Teatro José Carlos Zanlorenzi
Antecedendo o retorno às aulas, a Secretaria Municipal de Educação promoveu uma intensa jornada de formação e acolhimento. Ao longo de quatro dias, entre o final de janeiro e o início de fevereiro, o Teatro José Carlos Zanlorenzi, no Jardim Paulista, foi palco de um ciclo estratégico de palestras que reuniu mais de 900 profissionais, entre diretores, supervisores, orientadores, professores e equipes de apoio.

Com o objetivo de transformar as unidades escolares em ambientes cada vez mais inclusivos, tecnológicos e humanizados, a iniciativa proporcionou momentos de reflexão e renovação pedagógica. Diferente de edições anteriores, em que as capacitações ocorriam de forma unificada, a Secretaria de Educação optou este ano por uma organização setorial. As turmas foram divididas por categorias a cada dia — abrangendo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Profissionais de Apoio Escolar (PAE) — garantindo um atendimento mais direcionado e eficaz às necessidades de cada grupo.

Formação multidisciplinar: os temas que moldarão o ano letivo
O ciclo preparou os docentes para as novas demandas educacionais do século XXI. Em um ambiente de troca de experiências, as palestras sintetizaram tendências modernas que abrangem desde a aplicação da neurociência no aprendizado e o uso do pensamento computacional até o fortalecimento de práticas antirracistas e estratégias de ensino universais, garantindo um planejamento pedagógico pautado pela diversidade e pela eficiência cognitiva.
Valorização e futuro
Presente no evento, o prefeito Luiz Assunção falou da importância da valorização dos profissionais da educação e da formação continuada. “Investir na formação dos nossos educadores é acreditar no futuro das nossas crianças. Ao oferecermos ferramentas de atualização, garantimos um ensino de excelência e humanizado em Campina Grande do Sul. O conhecimento que nossos educadores vão levar daqui é o que vai transformar a realidade das nossas salas de aula”, destacou o prefeito.







