WhatsApp
Facebook
Colombo promove iniciativa de conservação com a criação da Rota de Abelhas Sem Ferrão

Na manhã de segunda-feira (5) foi lançado o Programa Poliniza Mais Colombo, no Parque Municipal da Uva. A ação foi promovida pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Meio Ambiente, tem como objetivo criar um ambiente propício para a presença de polinizadores. Além disso, o evento marcou a inauguração da Rota de Abelhas Sem Ferrão, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

“É um momento muito especial para todos nós. Estamos entregando para toda a nossa população, em especial as nossas crianças, a primeira Rota de Abelhas Sem Ferrão. Todo esse espaço foi pensado e elaborado para oferecer a Educação Ambiental mais aprendizado e conscientização dos futuros cidadãos para com o meio ambiente”, ressaltou o Prefeito Helder Lazarotto.

O Parque Municipal da Uva abrigará 25 colônias de abelhas sociais nativas sem ferrão, compreendendo seis espécies diferentes, como Guaraipo, Manduri, Mandaçaia, Jataí, Mirim Droryana e Mirim Guaçu. As colmeias foram instaladas ao longo da pista de caminhada, proporcionando um espaço educativo e conscientizador sobre a importância dos polinizadores.

O Programa Poliniza Mais Colombo destaca a relevância dos polinizadores, que são responsáveis por mais de 90% das plantas nativas e essenciais para a produção de alimentos. Durante o evento, José Felipe Meireles, estudante da Escola Municipal Isolina Ceccon, de apenas 8 anos, ressaltou a importância das abelhas para a saúde e o meio ambiente, mencionando o mel como um benefício.

A iniciativa de implantação de colmeias como ferramenta de Educação Ambiental visa não apenas reintroduzir polinizadores nativos em seus habitats naturais, mas também conscientizar sobre os serviços ecossistêmicos prestados por esses insetos. Além disso, destaca-se que o projeto surgiu a partir do Programa Poliniza Paraná do governo estadual e dos Jardins de Mel da Prefeitura de Curitiba.

O evento de lançamento contou com a presença das professoras responsáveis pela Educação Ambiental no município, Michelle Mocelin e Dalva Simone Strapasson Dias, além de uma apresentação cultural realizada pelo CMEI Mundo Mágico. Estiveram presentes também alunos das Escolas Municipais, o Prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, o vice-prefeito e secretário de Educação, Professor Alcione, o Secretário de Meio Ambiente, Zé Vicente, entre outros representantes do governo municipal.

Essa iniciativa busca promover a conscientização sobre a importância da preservação das abelhas e dos polinizadores, destacando seu papel fundamental na manutenção dos ecossistemas e na garantia da produção de alimentos.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!