A Prefeitura de Colombo lançou oficialmente a Patrulha Maria da Penha, iniciativa pioneira que oferece acolhimento humanizado, segurança e acompanhamento constante às vítimas de violência doméstica.
“Esta é uma conquista e um compromisso com a vida das mulheres. A Patrulha Maria da Penha atua de forma integrada, humanizada e eficaz, protegendo quem mais precisa”, destacou o secretário de Governo, Trânsito e Ordem Pública, Professor Alcione.
O lançamento, realizado na sexta-feira, dia 29, no Auditório da Regional Maracanã, marcou a implantação da Patrulha Maria da Penha, instituída pela Lei nº 1.856/2025. A iniciativa fortalece a Rede Municipal de Atendimento à Mulher e garante respostas rápidas às vítimas, incluindo medidas protetivas de urgência.
“As equipes da Guarda Municipal já estão capacitadas e sempre atuam com a presença de uma agente feminina, em viaturas discretas, preservando a dignidade e a privacidade das vítimas”, afirmou a secretária interina de Políticas Públicas para as Mulheres e Direitos Humanos, Marinei Vidolin. A coordenação da Patrulha está sob responsabilidade da Guarda Municipal de Colombo, com o superintendente Thiago Skau e a coordenadora da Patrulha, Sirlei Galvão.
O lançamento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a secretária de Saúde, Marilda Zanoni, a secretária de Turismo, Ana Poli, a juíza Camila de Brito Formolo, e o doutor Luciano de Agostin, representando o presidente da OAB – Subseção Colombo. Também estiveram presentes Ana Clara Coracin, vice-presidente do Conselho dos Direitos da Mulher – CONDIM; o coronel Lima, tenente-coronel do 22º Batalhão da Polícia Militar; o delegado Herculano, da Polícia Civil de Colombo; a delegada Natália Nichel, do Setor de Vulneráveis da Polícia Civil; e a vereadora Tatiana Guzela, do município de Curitiba.