A chuva deve continuar atingindo o Paraná no início desta semana. Um alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta risco de chuvas intensas em todo o estado até às 12 horas desta segunda-feira (09). Durante esse período, podem ser registrados volumes de 50 a 100 milímetros de chuva por dia, além de ventos fortes que podem alcançar até 100 km/h. Também há possibilidades de quedas de energia elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Simultaneamente, o Inmet emitiu um segundo alerta, desta vez de cor vermelha, que indica grande perigo relacionado ao acumulado de chuva no Paraná. Esse aviso também permanece em vigor até às 12 horas de segunda-feira. Conforme o instituto, há risco significativo de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas especialmente em áreas vulneráveis de algumas cidades do estado.
Sobre a previsão do tempo em Curitiba, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) aponta que as chuvas na capital devem continuar até quarta-feira (11). As temperaturas máximas durante esse período devem variar entre 19 °C e 22 °C. ‘Na segunda-feira chove bastante em vários setores do Paraná, com condições também para tempestades. Destaque para o volume de chuva entre a região central e o leste. Alguns impactos são esperados em função das chuvas excessivas, como alagamentos, elevação de riachos/córregos e nível de alguns rios’, informou a previsão do Simepar.