A chuva refrescante que começou ainda no fim da madrugada e se estendeu ao longo da manhã desta segunda-feira (29/12) trouxe alívio diante do calor intenso que vinha castigando Curitiba nos últimos dias. A mudança no tempo reduziu a sensação de abafamento na capital paranaense, mas também trouxe um alerta. Segundo os institutos meteorológicos, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo válido até 23h59 desta segunda-feira, abrangendo todo o estado, inclusive Curitiba.
De acordo com a previsão, a segunda-feira será marcada por instabilidade, com pancadas de chuva ao longo do dia, possibilidade de trovoadas e risco pontual de queda de granizo. A máxima para Curitiba pode alcançar os 32 °C, enquanto o acumulado de chuva previsto é de cerca de 24,8 mm. Apesar da chuva contribuir para diminuir a sensação de abafamento, a temperatura segue elevada, embora menos extrema que nos dias anteriores. Um alerta vermelho para onda de calor também permanece em vigor, mas será encerrado nesta segunda-feira, às 18h.
Conforme o alerta amarelo do Inmet, os índices previstos indicam chuvas de intensidade moderada, entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, acompanhadas por ventos que podem variar de 40 a 60 km/h e eventual queda de granizo. O risco de danos é avaliado como baixo, mas orienta-se cautela devido à possibilidade de cortes de energia, prejuízos em plantações, quedas de galhos de árvores e alagamentos.
Para a terça-feira (30), Curitiba deverá seguir sob instabilidade climática. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a tendência é de aumento da instabilidade em todas as regiões do estado, especialmente a partir do período da tarde. Pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas são esperadas, e há possibilidade de temporais localizados, dependendo das condições atmosféricas.
No Leste do Paraná, as temperaturas devem apresentar leve redução, atingindo uma variação de 26 °C a 27 °C, patamar mais confortável em comparação aos dias anteriores. A previsão aponta continuidade da chuva pelo menos até a sexta-feira (2 de janeiro), o que deve manter Curitiba com um clima mais ameno e úmido. A orientação para quem circula em áreas urbanas é manter atenção em regiões sujeitas a alagamentos e evitar buscar abrigo sob árvores durante ocorrências de temporais, minimizando os riscos relacionados às mudanças bruscas no tempo.







