WhatsApp
Facebook
Chuva intensa e ventos de até 91 km/h anunciam retorno do frio ao Paraná

A passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil provocou chuva em todas as regiões do Paraná no domingo (27). Os temporais foram acompanhados de ventos fortes e raios em várias cidades. Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), nove municípios registraram rajadas de vento superiores a 70 km/h, e em cinco cidades o volume acumulado de chuva no domingo atingiu ou superou a média histórica de julho. A temperatura deve cair significativamente na terça-feira (29), com previsão de mínimas em torno de 5°C em algumas localidades.

“A frente fria se originou da intensificação de um sistema de baixa pressão que atuava na região do Paraguai. Em um período de três horas o eixo dessa frente fria avançou aproximadamente 150 km. Este rápido deslocamento também proporcionou a ocorrência de rajadas de vento fortes”, detalhou Samuel Braun, meteorologista do Simepar.

Rajadas de vento acima de 70 km/h foram registradas em sete estações do Simepar e duas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) neste domingo (27): Diamante do Norte (91,1 km/h); Santo Antônio da Platina (83,5 km/h); Japira (76,3 km/h); Guarapuava (74,5 km/h); Laranjeiras do Sul (73,4 km/h); Campo Mourão (72,4 km/h); Londrina (71,6 km/h); Cornélio Procópio (70,6 km/h); e Altônia (70,2 km/h). Em outras cidades das regiões Central, Noroeste e Norte, as rajadas ficaram entre 60 km/h e 70 km/h. Em Curitiba, as rajadas não ultrapassaram 49,3 km/h, por volta de 21h30. Já no início da madrugada desta segunda-feira (28), Londrina e Santo Antônio da Platina ainda registravam rajadas acima de 50 km/h. Pela manhã, a frente fria já atuava no Sudeste do Brasil.

“Entretanto, a presença de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul ainda poderá favorecer a ocorrência de ventos contínuos em vários setores do Paraná nesta segunda – com mais intensidade no Sul e Leste do estado”, destacou Braun.

O acumulado de chuva no domingo ajudou cinco cidades a atingir ou superar a média histórica de julho. Cascavel registrou 83,8 mm (média de 79,6 mm); Foz do Iguaçu chegou a 98,8 mm (média de 70,1 mm); Santa Helena acumulou 97,8 mm (média de 84,9 mm); São Miguel do Iguaçu obteve 87,8 mm (média de 80,1 mm); e Toledo totalizou 101,2 mm (média de 86,5 mm). Cascavel e Toledo estavam há 26 dias sem chuva desde o fim de junho, enquanto Foz do Iguaçu, Santa Helena e São Miguel do Iguaçu ficaram 24 dias sem registros significativos de precipitação. Algumas áreas do Norte e Noroeste enfrentaram um período de até 30 dias sem chuva antes do domingo.

Apesar do afastamento da frente fria, ainda há nebulosidade e possibilidade de chuvas ocasionais em algumas partes do Paraná, além de ventos contínuos, com intensidade moderada a forte, especialmente próximo à divisa com Santa Catarina e entre Curitiba e o Litoral. A chegada do ar polar intensifica o frio na terça-feira.

“As temperaturas não se elevam muito nesta segunda-feira, mas, a partir da noite, esfria bastante em todo o Paraná, isso em função do avanço do ar polar sobre o sul do Brasil. A partir de terça-feira as temperaturas diminuem bastante. Entre o Oeste, Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais e Curitiba, as temperaturas devem ficar perto dos 5°C em algumas cidades, até mesmo com possibilidade de geada de fraca intensidade”, explicou o meteorologista.

Na manhã desta segunda, Cascavel registrou a menor mínima, com 9,3°C. Em outras cidades, as mínimas variaram entre 10,9°C e 18,5°C. Na terça-feira, os termômetros devem marcar entre 5°C e 12°C. Já na quarta-feira, as mínimas devem ficar entre 0°C e 10°C, dependendo da região. Há risco de geada leve no Norte do estado, com temperaturas entre 4°C e 7°C. No Sul, Centro-Sul, Sudoeste e Campos Gerais, pode haver temperaturas negativas. O frio deve persistir até quinta-feira (31), quando a possibilidade de geadas será maior nessas áreas. Na tarde de quinta, no entanto, as temperaturas começam a subir, podendo chegar a 25°C no Oeste e Noroeste.

Na sexta-feira (1), a intensidade do frio diminui significativamente. “Há uma probabilidade maior para a ocorrência de nevoeiros na sexta, e com isso a temperatura não diminui tanto. À tarde, os valores nos termômetros já ficam bem agradáveis, acima dos 20°C em praticamente todas as regiões paranaenses”, completou Braun.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!