Na próxima segunda-feira (22), a Secretaria de Estado da Saúde dará início aos atendimentos da Carreta Saúde da Mulher em Cerro Azul. Até o dia 27 deste mês, as mulheres de Cerro Azul, Adrianópolis e Doutor Ulysses poderão realizar exames de mamografia, ultrassonografia de mama, ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia de tireoide, papanicolau e consulta médica.
Os atendimentos ocorrerão na Praça Monsenhor Celso, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 17h. É necessário agendamento prévio, que será feito pelos municípios. A Carreta tem como objetivo atender prioritariamente mulheres de regiões de maior vulnerabilidade social, abrangendo áreas rurais, comunidades tradicionais e locais afastados dos centros urbanos.
Cerro Azul será a segunda cidade a receber a Carreta Saúde da Mulher. A primeira parada foi em São José dos Pinhais, onde também foram atendidas mulheres de Almirante Tamandaré, Piraquara e Fazenda Rio Grande. Este projeto do Governo do Estado do Paraná, executado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foi viabilizado por meio de uma parceria com a Volkswagen do Brasil e o programa Paraná Competitivo, com um investimento total de R$ 10,8 milhões.
“A primeira semana de atividade da Carreta Saúde da Mulher em São José dos Pinhais foi um sucesso. Vamos seguir agora com essa ação para Cerro Azul e região e por mais 11 cidades do Paraná. É o compromisso do governo Ratinho Junior de levar o atendimento até as pessoas. Essa descentralização é essencial para que a população tenha o acesso mais rápido aos serviços de saúde e perto das suas casas”, afirmou o secretário de Saúde, Beto Preto.
A unidade médica móvel irá circular por todo o estado até o mês de dezembro, oferecendo exames médicos gratuitos para 18 mil mulheres. No total, a Carreta passará por 13 cidades do Paraná, atendendo 48 municípios ao longo da iniciativa.