WhatsApp
Facebook
Carreta Saúde da Mulher inicia atendimentos gratuitos em São José dos Pinhais e beneficiará 18 mil mulheres no Paraná

Os atendimentos da Carreta Saúde da Mulher começaram nesta terça-feira (16) em São José dos Pinhais, primeira cidade do Paraná a oferecer os serviços de exames diagnósticos gratuitos para mulheres na unidade móvel. Até dezembro, 13 cidades irão receber a carreta, que atenderá 18 mil mulheres de 48 municípios paranaenses.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destacou a relevância da iniciativa: “Iniciamos a sétima edição do Paraná Rosa com essa iniciativa da carreta, num projeto idealizado pela primeira-dama Luciana Saito Massa, mas, além disso, aqui no Estado atendemos e olhamos pela saúde da mulher o ano todo, seguindo a orientação do governador Ratinho Junior”.

No local, são realizados exames de mamografia, ultrassonografia de mama, ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia de tireoide e papanicolau. A ação é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), e foi viabilizada pela parceria com a Volkswagen do Brasil, através do programa Paraná Competitivo. O investimento previsto é de R$ 10,8 milhões para operacionalizar a carreta.

Uma das primeiras pacientes atendidas foi Léa Sbelut, de 34 anos, moradora do bairro Ipê. Ela declarou: “Tive uma leve alteração no exame e tive de fazer de novo. Fui no posto de saúde e me falaram da carreta. Cheguei e fiquei emocionada, porque eu preciso da mamografia. Nosso Paraná está de parabéns em fornecer essa infraestrutura. Foi um atendimento maravilhoso, com muito carinho”.

A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, ressaltou a importância da prevenção: “Câncer de mama é um dos que mais matam no Brasil e a gente sabe a importância de descobrir a doença no estágio inicial. Tenho certeza que essa carreta vai salvar muitas vidas e levar autonomia e alegria para muitas mulheres”.

A carreta será conduzida por Graziele Barbosa, de 31 anos, que possui seis anos de experiência como motorista de veículos pesados. “Sempre fui motorista de caminhão e carreta e transportava carga valiosa, mas nunca uma tão valiosa quanto uma clínica móvel para mulheres”, comentou.

Pacientes atendidas elogiaram a agilidade e qualidade dos serviços. A personal trainer Jaqueline Dobler destacou: “Além da ultrassonografia, que estava agendada, pude adiantar e fazer também a mamografia e o ultrassom de tireoide. Fiz tudo aqui, de uma só vez. Para quem precisa voltar para o trabalho, isso é ótimo. Foi bem rápido e eficiente”.

A corretora Ângela Cabral, de 65 anos, também falou sobre a importância da iniciativa: “Como não tinha agendado, precisei esperar por um tempo, mas passei por consulta com o médico. Na carreta, fiz mamografia e papanicolau, com técnicas muito delicadas. Tomaram muito cuidado para eu não sentir dor. O atendimento está sendo maravilhoso e os exames que não consegui realizar hoje já foram agendados para sexta, aqui mesmo”.

A equipe de atendimento da carreta é composta por nove profissionais, incluindo médicos clínico geral, ginecologista, radiologista, enfermeiros e técnicos de radiologia. O foco é descentralizar os serviços, alcançando áreas onde a distância dificulta o acesso à saúde. As pacientes conseguem acessar os resultados online, enquanto as equipes municipais organizam agendamentos e encaminham pacientes para continuidade do tratamento na Rede Pública, caso necessário.

Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 17h, mediante agendamento prévio, com capacidade para realizar até 248 atendimentos diários. Em São José dos Pinhais, a unidade permanecerá no Centro de Esportes e Lazer Max Rossenmann, no bairro Afonso Pena, até 20 de setembro. Vagas de pacientes ausentes são distribuídas para mulheres sem agendamento que aguardarem no local.

Os próximos municípios a receberem a Carreta Saúde da Mulher incluem Cerro Azul (22 a 27 de setembro), Castro (29 de setembro a 4 de outubro), Conselheiro Mairinck (6 a 11 de outubro), Primeiro de Maio (13 a 18 de outubro), Colorado (20 a 25 de outubro), Santo Antônio do Caiuá (27 de outubro a 1º de novembro), Mariluz (3 a 8 de novembro), Bela Vista da Caroba (10 a 15 de novembro), Nova Laranjeiras (17 a 22 de novembro), Palmas (24 a 29 de novembro), Lapa (1º a 6 de dezembro) e Morretes (8 a 12 de dezembro).

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

FEIRA DA LOUÇA - 2025 - 300x300
Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!