Campina Grande do Sul foi, mais uma vez, o ponto de encontro para profissionais, empresas e apaixonados pelo setor da fundição. Nos dias 4 e 5 de julho, a cidade sediou o 21º Encontro dos Fundidores do Paraná — um evento já tradicional no calendário da indústria e que nesta edição bateu recorde de participantes. O encontrou ocorreu no Espaço Gratia, anexo à chácara Minatti, do empresário Luiz Jair Minatti, fundador da Minatti Fundição e idealizador do encontro.

Mais de 200 participantes circularam pelo espaço ao longo dos dois dias, representando cerca de 25 fundições de estados como Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina, contando também com outras empresas apoiadoras. Com crescimento contínuo e alcance cada vez maior, o evento anunciou uma novidade importante: a partir do próximo ano, ele passa a se chamar Encontro das Fundições do Brasil no Paraná. A proposta é refletir a presença de representantes de diversas regiões e o interesse crescente pelo formato.
“Esse foi o ano com mais adesão de empresas. Vieram fundidores de vários estados e o retorno foi muito positivo. A ideia sempre foi fortalecer o conhecimento técnico e as conexões do setor”, destacou Minatti. Segundo ele, o diferencial está justamente na proposta de ser um encontro não com caráter comercial, mas sim técnico, voltado para a atualização e troca de experiências. Minatti, ainda expressa sincera gratidão à comissão organizadora por sua dedicação e trabalho incansável na realização e organização do evento. “Vocês foram fundamentais para o sucesso que alcançamos”.

Além dos debates e palestras, o evento também foi transmitido ao vivo pelo canal Doutor Fundição, no YouTube, ampliando significativamente seu alcance, e permitindo que profissionais de todo o país, acompanhassem os conteúdos técnicos. Entre os destaques apresentados, chamou atenção um compactador de material refratário, desenvolvido pela Origetec, empresa de Joinville (SC) —, capaz de automatizar processos que antes eram realizados manualmente. A novidade evidencia o avanço tecnológico e o compromisso do setor com a modernização industrial.

A programação também recebeu presenças importantes, como o deputado estadual Fábio Oliveira, o vice-presidente da FIEP, Marcus Vinicius Gimenes, o prefeito de Colombo Helder Luiz Lazarotto e o vice-prefeito Paulo Coradin. A participação de lideranças políticas, busca abrir caminhos para debates mais amplos sobre os desafios da fundição, que vão desde o alto custo de modernização até a necessidade de políticas públicas específicas para a indústria. “Hoje o setor ainda enfrenta dificuldades para competir internacionalmente, em parte, por falta de incentivos e acesso a crédito”, explicou Minatti.

Palestrantes
O evento também contou com Palestras Magnas, abordando temas relevantes para o setor de fundição. Entre os destaques estiveram o deputado Fábio Oliveira, que falou sobre “Economia no Paraná”; a doutora Amanda Cristina Paulin, com a palestra “Transação Tributária: Oportunidades e Riscos para Empresas”; e Adilson Deolli, que apresentou o tema “Geo Fundição”.
Sustentabilidade, desafios e futuro
Durante a entrevista, Minatti também destacou a importância da fundição como um setor com forte potencial de reciclagem, sendo responsável por reaproveitar até 90% dos materiais utilizados nos processos. Apesar do impacto ambiental historicamente associado à atividade, ele defende que a modernização tecnológica e o investimento em sustentabilidade são caminhos sem volta.
Entre os principais gargalos enfrentados, estão os altos custos operacionais, a dificuldade de acesso ao crédito e a ausência de políticas específicas para fomentar a indústria. “Hoje importamos muito fundido quando deveríamos estar exportando. Falta apoio ao setor para modernizar e competir em igualdade com mercados mais avançados”, apontou Minatti.
Com data já definida para 2026 — no primeiro fim de semana de julho —, o Encontro dos Fundidores vai buscar mais uma vez o compromisso com a união do setor e a busca constante por melhorias. “Queremos ampliar ainda mais a participação, incluindo fundições de alumínio e chumbo, que também enfrentam seus desafios. Nosso papel é conectar, fortalecer e criar pontes para o avanço”, concluiu Minatti.
Empresas e Fundições presentes:
Paraná:
- Fama – Molas e Artefatos
- FC2 Componentes
- Fersul Fundição
- FRM Fundição e Peças
- Fundição Müller
- Fundição Tiger
- Fundimax
- FUSIPAR
- Hübner Grupo
- Maxxweld
- Metalminas
- Metalúrgica Voigt
- MGL Mecânica de Precisão
- Minatti Fundição Técnica
- PHD Brazil
Minas Gerais:
- Ampla Fundição
- Fundivisa
- Fundação Nacional
- Fundimig
- ISOAÇO
Santa Catarina:
- Eldorado Máquinas e Equip.
- Fundição Santa Teresinha (F.S.T.)
- Fundifer
- Futura Fundição
Além das fundições, o evento contou com ampla rede de expositores, apoiadores e fornecedores ligados à fundição, metalurgia e tecnologia industrial. Entre elas:
- Alkamar
- Alterosa
- ASK
- Automatic
- BSW
- Coradin
- Dalca
- Doutor Fundição
- Eco Sand
- Elkem
- Foseco
- GEBE Máquinas
- Guaíra
- Inductotherm Group Brasil
- Italterm
- Kuttner do Brasil
- Kuttner No Bake
- Magma
- MSP
- Origetec
- Pertech
- RefraTek
- RiberSider
- Rima
- Rossil
- Servtherm
- SIPEN
- STM
- TecBraf
- Tecnitri
- Tecnova
- Usinatti
- entre outras.