WhatsApp
Facebook
Calor de até 34°C e temporais isolados marcam previsão do fim de semana no litoral do Paraná

Após uma semana de temperaturas mais amenas, o calor retorna com intensidade ao litoral paranaense neste fim de semana. Contudo, a retomada do calor será acompanhada por pancadas de chuva no fim da tarde e início da noite, com possibilidade de temporais de curta duração, principalmente no sábado (10) e no domingo (11).

De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), as temperaturas ficarão acima dos 30°C a partir desta sexta-feira (09), após uma semana inteira com valores abaixo dessa marca. Os termômetros podem registrar até 32°C em Guaratuba e Matinhos na sexta-feira, com elevação para até 34°C no domingo. A sensação na região será de tempo abafado.

“O transporte de ar quente da região de São Paulo e do Centro-Oeste do País se intensifica entre a sexta e o final de semana, com isso as temperaturas voltam a subir no Litoral”, afirma Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar. Ele explica que a combinação do calor com a umidade elevada e o relevo da Serra do Mar favorece as típicas pancadas de chuva da tarde. “Essa combinação de retorno do calor com a umidade elevada e o relevo da Serra do Mar, que acaba favorecendo para que as parcelas de ar subam na atmosfera, causa as famosas pancadas de chuvas do período da tarde, as chuvas de verão”, complementa.

Na sexta-feira (09), há previsão de chuva rápida entre o meio e o final da tarde em Matinhos e Guaratuba. Para sábado (10) e domingo (11), o sol deve predominar durante grande parte do dia, mas também há chance de pancadas de chuva no final da tarde e início da noite, com previsão de temporais rápidos em ambas as datas. Nessas condições, podem ocorrer chuva forte, incidência de raios e rajadas de vento localmente mais intensas.

Além disso, o Simepar informa que uma frente fria se formará no fim de semana ao sul do continente, abrangendo o Rio Grande do Sul, o Uruguai e o Oceano Atlântico. “Associado à frente fria, também teremos a formação de um ciclone extratropical. Nenhum destes fenômenos passará sobre o Paraná, mas impactam o tempo já a partir desta quinta-feira”, explica Kneib.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook