Policiais Militares do 22º Batalhão (22º BPM) resgataram, na tarde de segunda-feira (20), uma cachorra adulta ferida e seus dez filhotes recém-nascidos em uma área de mata de Colombo. A ação ocorreu depois que os militares avistaram o animal ferido em busca de comida e com sinais de estar amamentando.
Após alimentarem a cadela, os policiais decidiram segui-la, descobrindo, em uma pequena toca na mata, os dez filhotes. Segundo informações da PM, o resgate exigiu muito esforço, mas todos os animais foram levados em segurança para a sede do 22º BPM, onde estão recebendo os cuidados necessários.
Carinhosamente apelidada de Lara pelos policiais, a cadela ainda se encontra ferida, necessitando de cuidados e alimentação específica para garantir a amamentação dos filhotes. O batalhão informou que os animais ficarão sob seus cuidados por aproximadamente 60 dias, até que estejam aptos para adoção.
Os interessados em oferecer um novo lar para Lara ou um dos filhotes poderão, ao final do período, passar por uma entrevista para avaliação. Caso considerados aptos, poderão adotar um dos animais resgatados.
O 22º BPM também está recebendo doações para auxiliar nos cuidados da cadela e dos filhotes. São aceitos itens como ração para filhotes, indicada por ser mais rica em proteínas e ideal para cadelas lactantes, mantas e sachês. As doações podem ser entregues diretamente na sede do batalhão, localizada na Rua Madre Maria Avosani, 687, bairro Palmital, em Colombo.