A partir da próxima semana, a concessionária Via Araucária iniciará a instalação de 24 novos radares fixos ao longo da BR-277. Os novos dispositivos serão instalados em Curitiba, Campo Largo, São Luiz do Purunã, Teixeira Soares, Irati, Imbituva, Prudentópolis, Araucária e Lapa, com previsão de conclusão até o final de fevereiro de 2025.
A concessionária é responsável pela operação e manutenção de 473 quilômetros de rodovias no Paraná, incluindo os contornos Norte e Sul de Curitiba, as interligações entre os municípios da Região Metropolitana de Curitiba e a rota entre a capital e Guarapuava, no Centro-Sul do estado, entre outros trechos.
A Via Araucária informou que, atualmente, mantém 13 dispositivos de controle de velocidade ao longo do trecho sob sua concessão, que já operavam antes de sua gestão. A respeito dos equipamentos depredados ou fora de operação, a empresa esclareceu que esses dispositivos continuam atuando em caráter educativo, permitindo que os motoristas se adaptem ao sistema de controle de velocidade que será implantado.
Os novos dispositivos irão ampliar o monitoramento e reforçar as condições de fiscalização e segurança nas rodovias.
Foto: André Zanfonatto/RPC.