WhatsApp
Facebook
BR-116 no Paraná tem faixa liberada após bloqueio de 16 horas causado por carga tóxica

Uma faixa da BR-116 foi liberada no km 69, sentido São Paulo, após 16 horas de bloqueio total devido ao derramamento de uma carga perigosa. Apesar da liberação parcial, a pista continuará operando em apenas uma faixa para a realização de serviços de fresagem e retirada de eventuais resíduos. Ainda não há previsão para a liberação completa do trecho.

O bloqueio ocorreu no Contorno Leste, em Quatro Barras, desde as 2h da madrugada, sendo liberado por volta das 18h desta segunda-feira (17). O incidente foi causado pelo tombamento de uma carreta que transportava substâncias tóxicas. Felizmente, ninguém ficou ferido.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo apresentava diversas irregularidades. Entre elas, a falta de sinalização indicando o transporte de produtos perigosos, carga transportada sem amarração adequada, ausência de aferição do tacógrafo pelo INMETRO e falta do disco do equipamento. Além disso, o motorista não possuía o curso exigido para o transporte de substâncias perigosas.

Os produtos derramados incluíam um solvente inflamável utilizado na fabricação de tintas, um pó altamente tóxico e outro material com risco de impacto ambiental significativo. Por conta disso, a Ambipar, o Instituto Água e Terra (IAT, antigo Instituto Ambiental do Paraná), a concessionária responsável pela rodovia e o Corpo de Bombeiros foram mobilizados para a limpeza e descontaminação do local.

Conforme a PRF, a complexidade de cada produto e os procedimentos específicos para a remoção e desinfecção contribuíram para a demora na liberação da via. O acidente gerou congestionamento de mais de 20 km na região durante a tarde desta segunda-feira (17).

O motorista e a empresa proprietária do caminhão responderão por crime ambiental e pelas infrações de trânsito constatadas.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

SANTA MÔNICA - ESPECIAL CARNAVAL
SIGATEL
PUBLICAR-BALANCO_UNIAO-GIF
Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!