WhatsApp
Facebook
Bocaiúva do Sul terá 90% de cobertura de esgoto com obras finalizadas até 2033

Bocaiúva do Sul atingirá 90% de cobertura da rede coletora de esgoto até 2033. Esse é um dos compromissos da Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a Sanepar e a Ambiental Paraná, empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado de saneamento básico no Brasil, responsável pela operação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto em 52 municípios do Paraná, incluindo Bocaiúva do Sul.

As obras no município estão previstas para começar em 2026 e serão realizadas em três etapas. Na primeira, em 2026, a cidade passará dos atuais 56,86% para 60% de cobertura. Na segunda etapa, até 2030, a cobertura atingirá 70%. Na terceira etapa, em 2033, alcançará 90%. No total, serão implantados 29 quilômetros de rede coletora, uma nova estação de tratamento de esgoto, além da ampliação da estação já existente e a construção de sete novas estações elevatórias.

O planejamento das obras foi apresentado nesta segunda-feira (19/05) pela diretora-presidente da Ambiental Paraná, Priscila Marchini, ao prefeito de Bocaiúva do Sul, João Maracanã, durante uma reunião que contou com representantes da Sanepar. Na ocasião, foram detalhadas as ações que serão realizadas na cidade nos próximos anos.

Bocaiúva Do Sul Terá 90% De Cobertura De Esgoto Com Obras Finalizadas Até 2033
Foto: Divulgação

“Avanço extremamente positivo para Bocaiúva do Sul e, principalmente, para todos os moradores que serão beneficiados com mais saúde e qualidade de vida”, destacou Priscila. Ela também ressaltou outros impactos da expansão, como valorização imobiliária, incentivo ao turismo e ampliação do desenvolvimento social e educacional. “A nossa intenção é trabalhar em parceria com todos os órgãos para mostrar a importância do saneamento básico e o papel da população em conectar seus imóveis corretamente à rede coletora de esgoto”, afirmou.

As obras fazem parte de um investimento de R$ 2.034 milhões que a Ambiental Paraná destinará à gestão de esgotamento sanitário nos 52 municípios, em parceria com a Sanepar.

Para o prefeito João Maracanã, a ampliação do esgotamento sanitário trará benefícios diretos para as mais de 13 mil pessoas que vivem em Bocaiúva do Sul. “São inúmeros benefícios para a população. É um avanço extremamente importante para a qualidade de vida dos moradores do nosso município. Por isso, estamos orgulhosos dessa parceria e com o resultado que virá em breve”, afirmou.

A Ambiental Paraná, uma empresa da Aegea Saneamento, é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em 52 cidades do Paraná por meio da PPP com a Sanepar. Desde janeiro de 2024, ela presta serviços de operação, execução de obras, manutenção, ampliação, melhorias e implantação de sistemas. Ao todo, a empresa atende 16 municípios da região Centro-Litoral e outros 36 da região Centro-Leste do Paraná. A meta conjunta é assegurar acesso à coleta e ao tratamento de esgoto para 90% da população dessas regiões, beneficiando mais de 800 mil pessoas até 2033.

Entre os municípios atendidos na região Centro-Litoral estão Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Cerro Azul, Contenda, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Mandirituba, Morretes, Rio Branco do Sul, Piên, Quitandinha, Rio Negro e Tijucas do Sul. Na região Centro-Leste, os municípios incluem Arapuã, Ariranha do Ivaí, Borrazópolis, Cafeara, Campina do Simão, Congonhinhas, Cruzmaltina, Cruz Machado, Espigão Alto do Iguaçu, Fernandes Pinheiros, Foz do Jordão, General Carneiro, Goioxim, Grandes Rios, Guaraci, Ibaiti, Itaguajé, Jaboti, Jardim Alegre, Lupianópolis, Marquinho, Nova Tebas, Palmital, Pinhalão, Pinhão, Pitanga, Porto Vitória, Rancho Alegre, Ribeirão do Pinhal, Rio Branco do Ivaí, Sabáudia, Santa Amélia, Santa Maria do Oeste, São Pedro do Ivaí, Teixeira Soares e Turvo.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

ALEP - PARANÁ COM TUDO E COM TODOS (copy at 2025-06-02 15:47:47)
Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!