A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou a manutenção da bandeira tarifária verde para o mês de fevereiro de 2026. Com isso, os consumidores não terão cobrança de custos adicionais na conta de luz. Essa decisão foi viabilizada pelas chuvas mais favoráveis registradas nos últimos 15 dias de janeiro, que contribuíram para a recuperação dos níveis dos reservatórios das usinas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. “Dessa forma, não será necessário despachar as usinas termelétricas mais caras”, informou a Aneel em nota.
A definição sobre a bandeira tarifária para o mês de março será divulgada pela Aneel no dia 27 de fevereiro. A agência realiza mensalmente uma reavaliação das condições de operação do sistema de geração de energia, baseada em previsões feitas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica no país. Ele utiliza cores para apontar os valores relacionados à geração de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN). Quando a bandeira verde está em vigor, não há acréscimos na conta de luz. Já as bandeiras amarela e vermelha indicam cobranças adicionais ao consumidor.







