A partir de março, a Azul deixará de operar duas rotas internacionais com saída do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Os voos com destino a Assunção, no Paraguai, e Montevidéu, no Uruguai, serão encerrados. Segundo a companhia, a decisão faz parte de um processo de otimização da malha aérea.
A Azul informa que a medida é resultado de análises técnicas e do desempenho das rotas. A avaliação considera a estratégia de sustentabilidade operacional e o equilíbrio entre oferta e demanda. As duas rotas internacionais tinham menos de três anos de operação. O voo para a capital uruguaia foi implantado em 2023, enquanto a rota para Assunção começou em dezembro de 2024, com dois voos semanais. Ambas as operações utilizavam aeronaves Embraer E2, com capacidade para até 136 passageiros.
A companhia reforça que todos os clientes com passagens emitidas para embarques após março de 2026 serão assistidos, conforme normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Entre as alternativas oferecidas estão reacomodação em outros voos ou reembolso, de acordo com as necessidades dos passageiros, mantendo o padrão de atendimento da empresa.
Em contrapartida ao encerramento das rotas internacionais, a Azul ampliará a oferta de voos nacionais a partir de Curitiba. A partir de março, haverá aumento de frequências para Londrina, Porto Alegre e Confins, em Belo Horizonte.
Na rota Curitiba–Londrina, a companhia aumentará a operação para 22 voos semanais. As partidas ocorrerão às terças, quintas, sábados e domingos, saindo de Curitiba às 13h05 e chegando em Londrina às 14h20. Os voos serão realizados com aeronaves ATR, que comportam até 70 passageiros.
Já a ligação entre Curitiba e Porto Alegre passará de 44 para 68 voos semanais. As saídas de Curitiba estão programadas para segundas, quintas e sábados, às 5h55, com chegada à capital gaúcha às 7h35. No retorno, os voos partirão às quartas, sextas e domingos, às 18h55, chegando às 20h30, também em aeronaves ATR.
Para a rota Curitiba–Confins, o aumento será para 50 voos semanais, operados com aeronaves Embraer 195-E2. As decolagens de Curitiba ocorrerão às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, às 16h20, com pouso em Belo Horizonte às 18h.







