WhatsApp
Facebook
Aumento no consumo de energia no verão exige medidas de eficiência no Paraná; veja orientações

No Paraná, entre 2022 e 2025, a Copel observou um aumento médio de 15% no consumo de energia elétrica das residências durante os meses mais quentes, de outubro a março, em comparação ao consumo registrado no período de outono e inverno, entre abril e setembro. A variação de temperaturas tem grande influência no uso de energia. Por conta disso, nos dias quentes de verão, o uso eficiente da energia e a manutenção de equipamentos elétricos ganham destaque como medidas importantes para evitar o consumo excessivo.

A análise da Copel revelou que as regiões mais quentes do estado apresentaram aumentos mais expressivos no consumo de energia durante o calor. Na região Oeste, o consumo residencial médio subiu 27%, seguida pelo Noroeste com 24% e o Norte com 16%. Já nas regiões Leste e Centro-Sul, o impacto das altas temperaturas resultou em uma variação média de 5% e 6%, respectivamente.

“No calor, aparelhos de ar-condicionado precisam de mais tempo para resfriar o ambiente, geladeiras acionam o compressor com maior frequência para compensar as temperaturas do exterior e os ventiladores costumam ser ligados por longos períodos. Por isso, é importante ter atenção para evitar desperdícios de energia”, alerta Rafael Eichelberger, gerente executivo de Inovação na Copel.

Eichelberger recomenda algumas ações para o uso do ar-condicionado. “Fazer a manutenção regular dos aparelhos, dimensionar o equipamento ao tamanho do ambiente e deixar portas e janelas fechadas durante o uso são dicas básicas”, orienta. Ele também destaca a relevância de escolher modelos com o selo Procel de eficiência energética para economizar.

Outro eletrodoméstico que merece atenção no controle do consumo no calor é a geladeira. “É importante verificar se as borrachas de vedação estão em boas condições. Quando há entrada de ar, a refrigeração é prejudicada e os compressores são mais exigidos, o que aumenta o gasto de energia pelo equipamento”, explica Eichelberger. Para testar a vedação, ele sugere usar uma folha de papel. “Basta fechar a porta prendendo uma folha de papel e tentar puxá-la. Se sair facilmente, é sinal de que as borrachas de vedação precisam ser substituídas. O ideal é repetir o teste ao redor de toda a porta”, acrescenta. Outras dicas incluem instalar a geladeira longe de fontes de calor e ao abrigo do sol, evitar colocar roupas para secar na parte traseira do equipamento, não armazenar alimentos quentes no refrigerador e realizar o degelo regularmente em modelos que exigem essa prática. Também é recomendável evitar abrir e fechar a porta da geladeira seguidamente.

De acordo com o gerente da Copel, reduzir a temperatura do chuveiro elétrico e aproveitar a luz natural o máximo possível são medidas simples que ajudam no controle dos gastos com energia durante o verão. “O consumo consciente de energia é um passo importante para quem busca ter maior controle sobre a conta de luz, e se torna uma atitude benéfica para toda a sociedade”, conclui Rafael Eichelberger.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook