Santa Mônica Clube - Topo
WhatsApp
Facebook
Alunos de Campina Grande do Sul visitam Defesa Civil Estadual em ação educativa

A sede da Defesa Civil Estadual, em Curitiba, recebeu na quinta-feira, 22 de agosto, a visita de 90 alunos da rede municipal de Campina Grande do Sul, cidade da Região Metropolitana de Curitiba. As crianças, com idades entre sete e onze anos, fazem parte do Programa PIÁ, que oferece atividades no contraturno escolar para jovens em situação de vulnerabilidade social.

Os estudantes da Escola Municipal Marcos Strapassoni e da Escola Municipal Alessandra Assunção vieram à capital para conhecer de perto as ações de monitoramento, prevenção e resposta a desastres conduzidas pelo Governo do Paraná. A visita faz parte de uma iniciativa complementar ao trabalho de educação preventiva de desastres desenvolvido nas escolas, em parceria com a Defesa Civil do município.

Armando Figueiredo, coordenador da Defesa Civil de Campina Grande do Sul, destacou a importância de transformar as crianças em multiplicadoras desse conhecimento, especialmente para aquelas que residem em áreas de risco. “Queremos fazer com que essas crianças sejam multiplicadoras deste conhecimento. Nós temos algumas áreas de risco e vários alunos moram nestes locais. Eles precisam estar preparados, ensinamos inclusive a montar um kit de emergência se precisar ir para um abrigo. Também orientamos como fazer o plano familiar de emergência”, afirmou Figueiredo.

Durante a visita, os alunos aprenderam a identificar rotas de fuga em caso de incêndio e discutiram a importância de saber como agir em situações de emergência, tanto em casa quanto na escola. Figueiredo explicou que, com a previsão de maior frequência de eventos climáticos extremos, a discussão sobre desastres naturais e a experiência de ver o monitoramento de perto são fundamentais para a conscientização dos jovens.

A professora Nerli Oliveira, que acompanhou os alunos, também destacou o valor desse aprendizado, ressaltando que as orientações são úteis não apenas para os alunos, mas também para os adultos. “Nós adultos não tivemos todas essas orientações. Nessa semana, eles receberam como atividade um mapa para desenhar a própria casa e fazer uma rota de fuga, eu levei como lição pra fazer na minha, aprendem eles e nós também!”, comentou a professora.

O assessor de comunicação da Defesa Civil Estadual, Capitão Marcos Vidal, reforçou a importância dessas visitas para promover a cultura de prevenção e mitigação de riscos. “Visitas como esta de hoje fazem parte da nossa missão de divulgar os princípios de prevenção e mitigação de riscos. Estes ensinamentos marcam os alunos, eles virem aqui na coordenação ver como monitoramos o estado, avaliamos as previsões é uma rica experiência”, concluiu Vidal.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp