Três alunas do Colégio Estadual Prefeito João Maria de Barros, em Campina Grande do Sul, foram selecionadas para apresentar um projeto na 3ª Feira Científica do Núcleo de Atendimento para Altas Habilidades/Superdotação, que será realizada de 30 de julho a 2 de agosto em Foz do Iguaçu.
As estudantes desenvolveram um trabalho de análise sobre a eficácia do óleo essencial de laranja doce, sob a orientação da professora Priscila de Lara e se destacaram entre os finalistas. As alunas destaques são: Hannah Rhaja Nahornyi Marinho, Jadia Machado De La Torre e Lyssadnis Nalleli Bravo Zaragoza.
O projeto consistiu em uma experiência com a turma do 8º ano, na qual as estudantes aplicaram um óleo essencial de laranja doce na pele dos colegas. Durante o estudo, elas chegaram a conclusão que o produto provoca um efeito relaxante, calmante e ansiolítico, ou seja, de alívio da ansiedade.
Segundo as alunas, o resultado refletiu no comportamento da turma e contribuiu para tornar o ambiente “mais relaxante e aconchegante”, conforme elas mesmas descreveram no projeto.
A Feira Científica de Altas Habilidades/Superdotação, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), tem como objetivo integrar técnica, ciência e cultura para impulsionar mudanças no processo de aprendizagem no ensino básico e na educação profissional técnica, estimulando o desenvolvimento da cultura da investigação. O evento busca despertar o interesse pela ciência, pesquisa e projetos que ampliem o conhecimento, promovendo o intercâmbio entre estudantes com altas habilidades, alunos com deficiência e professores.