A melhora na renda, maior oferta de trabalho e a expectativa de estabilidade econômica foram os principais fatores que contribuíram para o aumento de 14,8% nas vendas financiadas de veículos novos e usados em agosto de 2024. No total, 631 mil unidades foram negociadas por meio de financiamentos, em comparação às 550 mil unidades vendidas no mesmo período de 2023.
De acordo com a B3 (Bolsa do Brasil), em relação ao mês de julho de 2024, o aumento das vendas financiadas foi de 0,9%, com 626 mil unidades negociadas naquele mês.
No segmento de veículos leves, houve também uma alta de 14,8% em comparação com agosto de 2023. No entanto, em relação a julho deste ano, registrou-se uma queda de 3,1%. Já o financiamento de veículos pesados cresceu 14,1% em relação ao mesmo mês do ano passado, indicando uma renovação das frotas por parte das empresas de logística. Esse segmento apresentou ainda um aumento de 3,2% em comparação com junho de 2024.
O financiamento de motocicletas também apresentou desempenho positivo, com crescimento de 15,1% em agosto deste ano, comparado ao mesmo mês de 2023, e um aumento significativo de 13,8% em relação a julho de 2024.
“Encerramos o mês de agosto com o maior número de veículos financiados desde agosto de 2012, o que reforça o forte ritmo apresentado no início deste segundo semestre. O segmento de motos continua em destaque, com crescimento de 29% no acumulado do ano em comparação ao mesmo período do ano anterior”, afirmou Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3.
Ferro também ressaltou a importância do desempenho de automóveis e comerciais leves, que representam mais de 70% dos veículos financiados. “Esse segmento apresentou um crescimento de 21% nessa mesma base de comparação”, acrescentou.
A B3 é responsável pela operação do Sistema Nacional de Gravames (SNG), o maior banco de dados privado do Brasil, que reúne as restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o país.