WhatsApp
Facebook
A partir de outubro, GM de Pinhais contará com 40 novas câmeras corporais

Os moradores de Pinhais, cidade com cerca de 130 mil habitantes, terão um reforço na segurança pública. A partir de outubro, a Guarda Municipal (GM) do município começará a utilizar 40 câmeras corporais, adquiridas por meio de contrato assinado com a L8 Group, como parte de uma nova etapa do programa de segurança pública local. A cidade já utiliza esse tipo de equipamento desde 2022 e foi a primeira do Paraná a introduzir a tecnologia no projeto Muralha Digital do programa Pinhais Mais Segura.

A L8 Group, que também fornece bodycams para estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rondônia, é referência no mercado de câmeras corporais e destacou a importância do recurso. “O uso de câmeras vem se mostrando como uma excelente ferramenta de transparência das ações das forças de segurança em todos os âmbitos. Além de trazerem mais segurança aos agentes, elas têm se tornado fundamentais para a produção de provas e para entender as circunstâncias das mais variadas ocorrências”, afirma Leandro Kuhn, CEO da L8 Group.

De acordo com o Fórum de Segurança Pública e com base na experiência do Estado de São Paulo, o uso de câmeras corporais contribuiu para uma redução de 76,2% na letalidade policial entre 2019 e 2022. O equipamento fornecido para Pinhais será equipado com tecnologia de transmissão ao vivo, georreferenciamento, visão infravermelho, imagens de alta resolução e botão de emergência. Segundo Kuhn, o sistema também mantém as imagens armazenadas por até 360 dias, o que pode ser essencial para a elucidação de ocorrências. “É um sistema muito funcional, com recursos de alta tecnologia para que o município possa garantir o melhor atendimento à população”, ressalta.

O contrato firmado entre Pinhais e a L8 Group tem vigência até o final de 2027. Durante o mês de outubro, os agentes da GM passarão por treinamentos para aprender a operar os equipamentos corretamente. Leandro Kuhn destacou ainda que o município utiliza um sistema desenvolvido pela própria empresa para o gerenciamento de evidências digitais e cadeia de custódia. “Hoje utilizamos um sistema de gerenciamento das evidências digitais e cadeia de custódia desenvolvido pela própria L8, já testado e aplicado em ambiente real com mais de 100 milhões de vídeos. Tudo isso garante uma maior integridade e inviolabilidade das informações.”

O custo mensal para a prefeitura será de R$ 320 por câmera, sendo um dos menores valores do Brasil para esse tipo de solução. Além de ampliar a segurança pública, o contrato tem como objetivo aprimorar os serviços oferecidos pelos agentes da Guarda Municipal de Pinhais, que já faz uso da tecnologia como pioneira no estado do Paraná.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

ALEP - PARANÁ COM TUDO E COM TODOS
Compartilhe
WhatsApp
Facebook