Mais de 2.700 alunos da Rede Municipal de Ensino retornam às salas de aula na próxima semana, nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas Municipais da cidade. Este foi o número de estudantes pré-matriculados para 2022, mas que pode aumentar nos próximos meses, com alunos que chegam por meio de transferência ou pela abertura de novas vagas.
Com o avanço da vacinação de crianças e a adoção de protocolos sanitários para a prevenção da Covid-19 em todas as instituições de ensino, o setor educacional vê o ano de 2022 com otimismo e com o sentimento de retomada.
Reabertura
Na segunda-feira (7), as escolas municipais e a escola especial já passam a funcionar em horário normal, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em virtude da faixa etária dos alunos dos CMEIs e da necessidade de um período de adaptação, entre os dias 7 e 11 de fevereiro, os Centros Municipais de Educação Infantil iniciam o atendimento apenas no período da tarde, passando a funcionar de forma integral já a partir do dia 14.
Protocolos de Saúde
A fim de garantir a saúde de alunos e profissionais, a Secretaria de Educação, em planejamento conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, manterá todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. Alunos que utilizam o transporte escolar, mesmo antes de chegar às escolas, terão a temperatura aferida e receberão álcool em gel para higienização das mãos.
Os alunos que utilizam transporte próprio para ir à escola, já no portão passarão pelo mesmo procedimento: aferição de temperatura e higienização das mãos. Caso seja constatada febre, o aluno deverá retornar para casa, com encaminhamento para avaliação na Unidade Básica de Saúde.
Além disso, será obrigatório o uso de máscaras por alunos e profissionais em todas as instituições. As crianças deverão portar, além da máscara em uso, outras duas adicionais para a troca após os períodos de alimentação e garrafinhas de água individuais.
Desafio
A volta às aulas é um momento especial para toda a classe escolar. Educadores e profissionais de todas as áreas, atuantes em escolas e CMEIs, bem como no transporte escolar, estão realizando nesta semana a Formação Continuada em cada instituição de ensino. A preparação, além de desenvolver habilidades e conhecimentos, também é uma etapa importante para o planejamento educacional de 2022, especialmente após os desafios enfrentados pelo setor nos últimos dois anos de pandemia.
Para o secretário da pasta, Fredinei Rodrigues (Fré), o desafio para o ano letivo que se inicia é elaborar um diagnóstico de aprendizagem das turmas para avaliar possíveis desafasagens e estratégias de atuação da retomada, levando em consideração a realidade de cada instituição.
O prefeito em exercício, Jarbas Mocelin, considera importante esse momento para a Educação. “Todos esperávamos por este retorno pleno das atividades e do consequente avanço educacional que a presença dos alunos na escola possibilita. É uma etapa importante para a Educação e estamos preparados e confiantes para o ano letivo que inicia. As nossas boas-vindas a todos”, disse Jarbas.