A Guarda Municipal de Pinhais descobriu uma festa clandestina que reunia aproximadamente 100 pessoas na madrugada do último sábado, dia 27. O evento, no bairro Vargem Grande, foi encerrado e o responsável, encaminhado para a 5ª Companhia da Polícia Militar. Os agentes fizeram a abordagem pessoal dos participantes e nada de ilícito foi encontrado. Um fiscal da Secretaria de Finanças conferiu a documentação.
Na segunda-feira, dia 1º, também em Pinhais, a Polícia Civil flagrou um cassino clandestino. Dezessete pessoas, a maioria idosa, estavam aglomeradas, praticando o jogo ilegal, além de descumprir as medidas preventivas estabelecidas pelo Decreto nº 6.983/21. Muitos não usavam máscara e não havia álcool em gel disponível. De acordo com o delegado do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) da Polícia Civil, Rodrigo Brown de Oliveira, a equipe recebeu denúncias de que o local atendia aproximadamente 50 pessoas por dia.
As pessoas praticavam vários tipos de jogos ilícitos, entre fichas, dados, máquinas e carteado. Além disso, o local é fechado, sem ventilação, propício para a propagação do novo coronavírus, de acordo com o delegado. “O movimento é maior à noite, mas quando tivemos conhecimento, preferimos acabar com a atividade, justamente para evitar o risco de mais pessoas ficarem aglomeradas e precisarem ser conduzidas à delegacia, aumentando o risco de todos os policiais e dos presentes em relação à contaminação pela covid-19”, explicou o delegado.
As 17 pessoas que estavam no local foram encaminhadas à delegacia. Quinze delas assinaram termos circunstanciados e duas foram responsabilizadas por descumprimento de medidas sanitárias e pela prática de jogos ilegais. As máquinas, fichas, dados, baralho e outros materiais utilizados nos jogos foram apreendidos.
BALANÇO ESTADUAL
As forças policiais do Paraná fiscalizaram em todo o estado 2.461 estabelecimentos comerciais e realizaram 792 ações de dispersão de aglomeração entre a meia-noite de sábado, dia 27, e esta terça-feira, dia 2. Ao todo, 172 pessoas foram presas e 48 adolescentes, apreendidos.
Desde a última sexta-feira, dia 26, novas medidas para conter a proliferação do novo coronavírus foram decretadas pelo Governo do Estado e seguidas pelos municípios. Guardas Municipais, Polícia Civil, Polícia Militar e outras equipes de fiscalização estão nas ruas para verificar o cumprimento do decreto, que é de caráter obrigatório e vale até 5h da próxima segunda-feira, dia 8, com a possibilidade de ser prorrogado.