A construção da nova ponte entre Matinhos e Guaratuba atingiu 91% de execução em janeiro de 2026. O principal avanço foi registrado no trecho estaiado, o mais complexo da obra, que já soma 284 dos 320 metros previstos.
Nos apoios 04 e 05, foram concretados 23 pares de aduelas pelo método dos balanços sucessivos, totalizando 283 metros executados. Também já foram instalados 20 pares de estais nos dois mastros, garantindo a sustentação da estrutura.
O lançamento das 160 vigas longarinas do trecho pré-moldado foi concluído, e a obra entra agora na fase final do tabuleiro, com lançamento de pré-lajes, armação e concretagem nos últimos vãos. Segundo o DER/PR, o encontro entre o trecho estaiado e o pré-moldado deve ocorrer ainda neste mês.

As equipes também avançam nos acabamentos, com instalação de barreiras rígidas, guarda-corpos, eletrodutos, concretagem do passeio e início da implantação da iluminação pública.
Nos acessos, há obras de terraplenagem, drenagem e reforço do solo em ambos os lados. Em Guaratuba, avançam os serviços de pavimentação e contenção; em Matinhos, o muro de solo reforçado da rampa de acesso registra progresso significativo.
A previsão inclui a execução de 50 mil m² de camadas de pavimentação e 70 mil m² de revestimento asfáltico, incluindo o tabuleiro da ponte, consolidando a reta final de uma das maiores obras de infraestrutura do litoral paranaense.









