O Paraná deve enfrentar dias de calor intenso e predomínio de sol até a próxima quarta-feira (11), segundo informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Um sistema meteorológico que atua no Sudeste do Brasil reduz a formação de nuvens no estado, favorecendo a elevação das temperaturas, que podem chegar a 35°C em cidades do Interior.
Esse período mais seco se segue a um fim de semana com tempestades intensas em diversas regiões do estado. No sábado (7), o avanço de um cavado meteorológico resultou em grandes volumes de chuva, especialmente em Antonina, que registrou 72 mm, seguida por Morretes, com 52,8 mm, e Campina da Lagoa, com 50,4 mm.
Em Curitiba, as condições severas levaram a Defesa Civil a emitir, pela primeira vez, um alerta por meio do sistema de cell broadcast, que envia mensagens diretamente aos celulares sem necessidade de cadastro prévio. Na capital, rajadas de vento atingiram 78,9 km/h no bairro Pinheirinho, com os maiores acumulados de chuva registrados em regiões do norte da cidade, como Boa Vista, Bairro Alto e Atuba. São José dos Pinhais também sofreu impactos, com 20,9 mm de chuva registrados em curto intervalo no bairro São Marcos, de acordo com dados do Cemaden. No domingo (8), os volumes de chuva diminuíram no Paraná, mas cidades como Cambará e Antonina ainda registraram acumulados significativos.
Enquanto o Paraná deve ter dias de tempo estável, o Sudeste brasileiro segue uma tendência oposta. Entre segunda (9) e quarta-feira (11), a Zona de Convergência do Atlântico Sul deve trazer chuvas intensas para estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, concentrando a umidade nessas regiões. Isso contribui para temperaturas mais altas no Paraná, especialmente nas regiões do Noroeste, Oeste e Sudoeste, onde as máximas podem chegar a 35°C. Já nas regiões Norte, Campos Gerais e Leste, a influência da umidade oceânica mantém maior nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva isoladas, principalmente à tarde, com temperaturas mais amenas até terça-feira.
A previsão é de mudança no tempo a partir da sexta-feira de Carnaval (12), com retorno da chuva ao Paraná. A chegada de uma frente fria deve aumentar a instabilidade atmosférica, trazendo risco de tempestades para todas as regiões do estado.







