A Polícia Civil está investigando a morte de uma adolescente de 17 anos, ocorrida em União da Vitória, no sul do Paraná, em decorrência de complicações de uma pneumonia bacteriana. A jovem buscou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade com queixas de dores no peito e falta de ar, mas foi liberada pelo menos três vezes após receber diagnósticos de ansiedade por diferentes profissionais de saúde.
Na madrugada do dia 18 de outubro, a família decidiu levá-la a um hospital particular. Após ser submetida a exames, a pneumonia foi confirmada. A adolescente foi internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não resistiu às complicações da doença, falecendo no dia seguinte.
As investigações foram iniciadas após a família registrar um boletim de ocorrência. A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apura se houve homicídio culposo (sem intenção de matar), negligência médica ou omissão de socorro durante os atendimentos na UPA. O delegado responsável pelo caso, Douglas Carlos Possebon, afirmou que os familiares e todos os profissionais de saúde envolvidos serão ouvidos. Além disso, um exame de necropsia foi solicitado, e todos os prontuários médicos da jovem estão sendo analisados.
A prefeitura de União da Vitória, responsável pela gestão da UPA, informou em nota que está apurando os acontecimentos e aguarda os resultados da investigação policial. O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) também divulgou nota afirmando que acompanha o caso e que abrirá uma sindicância para apurar as circunstâncias da morte da adolescente.







