O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2026 em Pinhais terá redução para contribuintes com apartamentos acima de quatro pavimentos. A medida vai beneficiar 8.623 unidades habitacionais. Segundo a Prefeitura de Pinhais, as taxas foram reduzidas entre 10% e 25%, dependendo do tipo de construção, o que pode representar uma economia de até R$ 300 no valor total do imposto.
Além disso, 228 cadastros imobiliários de contribuintes incluídos no Cadastro Único (CadÚnico) e enquadrados no IPTU mínimo, referente a unidades residenciais de até 40m², vão receber isenção do imposto, bem como da taxa de coleta de lixo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento (Sepfo), as reduções e benefícios foram viabilizados por medidas de compensação, como o ajuste da alíquota do ISS (Imposto Sobre Serviços) de 2% para 5% em seis itens da lista de serviços, a atualização da cobrança da Cosip (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública) para incluir terrenos não edificados, a unificação das alíquotas do IPTU para terrenos vazios e a cobrança da taxa de coleta de lixo por meio da fatura da Sanepar.
O cálculo do IPTU de Pinhais utiliza a Unidade Fiscal Municipal (UFM), corrigida anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Entre 2025 e 2026, a UFM foi corrigida em 4,46%, conforme a variação dos últimos 12 meses, representando a atualização monetária prevista em lei que será aplicada ao imposto deste ano.







