O tempo típico de verão segue até domingo no litoral paranaense. Durante o dia, as temperaturas ficam próximas ou acima dos 30°C em todas as cidades. No fim da tarde, devido ao forte aquecimento e umidade elevada, pancadas de chuva rápidas e isoladas atingem algumas cidades. De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o fim de semana será ideal para aproveitar o calor, antes do declínio nas temperaturas máximas, previsto para a próxima semana.
Nesta quinta-feira (15), o calor e a sensação de abafamento predominam ao longo do dia. Em todo o Leste do Paraná, incluindo o litoral, as pancadas de chuva chegam no período da tarde. “As instabilidades ganham força em alguns momentos, com chuva mais intensa e trovoadas, porém de forma rápida e localizada. Durante a noite, a tendência é de enfraquecimento dessas instabilidades”, ressalta Raissa Pimentel, meteorologista do Simepar.
O tempo não muda na sexta-feira (16), no sábado (17) e no domingo (18). O padrão atmosférico segue típico de verão, com predomínio de sol, calor e aumento da umidade, e possibilidade de pancadas de chuva irregulares à tarde. Em alguns pontos, a chuva será mais fraca, enquanto em outros poderá ser mais forte e acompanhada de raios. Entretanto, a partir de sábado, há chance de chuvas mais intensas.
O Boletim de Gestão de Riscos, elaborado pelo Simepar em conjunto com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, aponta risco moderado para enxurradas, destelhamentos e queda de galhos de árvores no litoral paranaense entre quinta e sexta-feira. No sábado, o risco será alto. O boletim indica que, na sexta-feira, um sistema de baixa pressão atmosférica se aprofundará no interior do continente, enquanto uma frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul pelo oceano. Esse cenário favorece o retorno de um fluxo de ar mais rico em umidade vindo da Bacia Amazônica, o que impulsionará chuva e tempestades irregulares na maior parte do Paraná, especialmente na metade sul, incluindo o litoral.
No sábado (17), a presença desse sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai deverá elevar ainda mais os índices de instabilidade sobre o Estado. Após a passagem do sistema, uma massa de ar um pouco mais frio predominará no Paraná, causando declínio das temperaturas máximas a partir de segunda-feira (19).
As temperaturas no litoral permanecerão elevadas durante todo o fim de semana. Em Guaraqueçaba, de quinta a domingo, os termômetros variam entre 21°C no amanhecer e 31°C à tarde. Em Guaratuba e Morretes, as temperaturas ficam entre 19°C e 29°C. Matinhos terá mínimas de 21°C e máximas de 29°C. Em Pontal do Paraná, as temperaturas vão de 21°C a 30°C, enquanto em Paranaguá os valores oscilam entre 22°C e 30°C. Já em Antonina, as mínimas estão previstas em 19°C, com máximas de 31°C. Na segunda-feira (19), as máximas não devem ultrapassar a faixa dos 22°C a 26°C no litoral, com tempo mais ameno ao longo de toda a semana. As temperaturas voltarão a subir no fim de semana seguinte.
Para que a população possa acompanhar informações como índices de raios ultravioleta, temperaturas, velocidade do vento e rajadas, além de monitorar a aproximação das chuvas no litoral, o Simepar instalou cinco painéis fixos em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Também há um painel móvel circulando nas áreas de maior movimento do litoral paranaense. Esses painéis fornecem informações em tempo real e, em parceria com o Governo do Estado, exibem conteúdos da Sanepar, da Operação Verão e a programação de shows do Verão Maior.
Em parceria com a Defesa Civil, os meteorologistas do Simepar atuam 24 horas em Curitiba monitorando a orla. Em caso de risco de tempestades, alertas são enviados diretamente à população. Para receber notificações no celular, é necessário enviar um SMS para o número 40199 com o CEP da residência. Se a tempestade for considerada de alto risco, um cell broadcast será emitido para que todos recebam o alerta no celular, independentemente de cadastro.







